Obras nas duas bibliotecas públicas atingem etapa final

21/08/2013 - 05h15

O prefeito Marcelo Barbieri conferiu ‘in loco’, na manhã dessa terça-feira (20), as obras de reformas e adequações, em fase conclusiva, nas bibliotecas municipais “Mário de Andrade” e “Monteiro Lobato”, ambas na região central de Araraquara.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e executado por meio da Secretaria de Educação, contempla acessibilidade, inclusive no pavimento superior, visa melhorar as condições de trabalho dos servidores e a segurança geral nas áreas interna e externa.

Acompanhado do vereador Farmacêutico Jeferson Yashuda, da diretora das duas instituições, Célia Longobardo, e também da secretária de Desenvolvimento Urbano, Alessandra de Lima, o prefeito elogiou as reformas.

“São obras muito importantes nas duas bibliotecas públicas, porque permitirão uma melhor acessibilidade do público, especialmente estudantes, pesquisadores e leitores em geral”, disse Marcelo.

Rampas de acesso, corrimões de acordo com as normas de segurança do Corpo de Bombeiros, elevador e sanitários para portador de deficiência, e para idoso com mobilidade reduzida, são alguns itens da acessibilidade, além de troca de mobiliários e de várias outras melhorias.

Segundo a diretora Célia Longobardo, a instalação de dois elevadores montacarga, já em operação, era uma antiga demanda dos 25 funcionários da Mário de Andrade.

“Temos um acervo de cerca de 80 mil livros para retiradas e pesquisas, divididos entre o subsolo, o térreo e o primeiro pavimento, e por isso o montacarga é um equipamento importante para o transporte dos volumes”, acrescenta a diretora.


Proteção


O auditório da Mário de Andrade também está sendo totalmente remodelado. O teto recebe forro de PVC, novas portas de correr substituem as antigas cortinas, além de novos aparelhos de ar condicionado, portas cortafogo e corrimões nas saídas de emergência.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho, o Nino, a reforma contempla também a iluminação na área externa e a proteção dos dois prédios com gradil.

“O investimento de R$ 400 mil remodela os dois prédios e isso só foi possível graças ao apoio do prefeito Marcelo, que tem na Educação uma das prioridades do seu plano de governo”, resume o secretário.

O prazo de entrega está previsto para o final deste mês, em meio às comemorações dos 196 anos de emancipação político-administrativa do município.

Ambas as bibliotecas foram inauguradas na década de 1970, na Rua Carlos Gomes, esquina com Avenida Espanha.