Campanha de vacinação contra sarampo vai até 21 de julho

Vigilância Epidemiológica reforça importância da imunização de crianças com até sete anos de idade

08/07/2011 - 03h50

Prossegue até o dia 21 deste mês, em Araraquara, a campanha de vacinação contra o sarampo, direcionada a crianças menores de sete anos. 
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (órgão da Secretaria Municipal da Saúde), a meta é vacinar 95% das 14,9 mil crianças desta faixa etária na cidade. Até quinta-feira (7 de julho), 11.967 delas haviam sido vacinadas, ou 83,80% do total. 
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Fabiana do Carmo Araújo, reitera a importância da campanha e pede que pais ou responsáveis levem as crianças aos postos da rede municipal, ou ao Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), para serem vacinadas.
Fabiana sugere aos responsáveis que aproveitem o período de férias escolares de julho e as duas semanas restantes da campanha para que as crianças que ainda não receberam a vacina sejam contempladas. “É importante também que levem a carteira de vacinação da criança”, lembra a enfermeira.
O Ministério da Saúde (MS) adverte que o sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. A forma de transmissão se dá de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar e respirar.
O período de transmissão do sarampo varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do “exantema” e até quatro dias após o surgimento das manchas. Ainda segundo o MS, a vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra a doença.

Poliomielite
Já a 1ª etapa da campanha contra a paralisia infantil, ou poliomielite, para crianças menores de cinco anos, terminou na quarta-feira (6 de julho), em Araraquara. 
Segundo a Vigilância Epidemiológica, o município superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (95%) ao vacinar 96,51%, ou 11.573 das 11.911 crianças aptas a receberem a dose. 
A segunda etapa da campanha antipólio será realizada em 13 de agosto na cidade.