UPA da Vila Xavier e PSF em Bueno de Andrada devem ser entregues em breve

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/04/2011 - 04h47

Nos próximos dias o prefeito Marcelo Barbieri vai entregar duas grandes obras na área da saúde: o novo Pronto Socorro da Vila Xavier e o novo prédio do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Bueno de Andrada. Com os investimentos feitos pela administração, a população de Araraquara já pode contar com mais qualidade e eficiência nos atendimentos municipais de saúde, tanto na rede básica como na área de urgência e emergência.Nesse sábado, dia 9, às 10h, a população de Bueno de Andrada vai fazer festa para receber o novo prédio do ESF (antigo PSF). Essa unidade vai atender os moradores do distrito e dos assentamentos rurais. O investimento nessa obra foi de cerca de R$ 150 mil em recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, com contrapartida da Prefeitura de Araraquara. De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a nova unidade de saúde é mais uma demonstração da atenção de sua administração com a população de Bueno de Andrada. Segundo a secretária da Saúde, Maria Regina Barbieri Ferreira, o novo ESF contará com gabinete odontológico e sala específica para atendimento à saúde da mulher.Nesses dois últimos anos a Prefeitura implantou internet grátis no distrito, reformou a EMEF Eugênio Trovatti e implantou laboratório de informática com internet banda larga na escola, instalou uma Base Comunitária da PM, reformou o Centro Comunitário e recapeou 100% das ruas. 

UPA Vila Xavier  

No próximo dia 16, sábado, às 11h, o prefeito Marcelo Barbieri vai entregar o novo Pronto Socorro para atendimento de cerca de 65 mil moradores da grande Vila Xavier. A UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), com 950 m2 de área construída, é uma parceria entre Prefeitura de Araraquara e Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde.O investimento é de mais de R$ 1,5 milhão, em recursos federais e municipais. O Ministério da Saúde também destinará  uma verba mensal para o custeio da UPA. Além do espaço, bem maior do que a atual sede do PS da Vila Xavier, a UPA 24h traz uma nova proposta de atendimento, que incorpora a humanização e a valorização do paciente. O prédio tem uma arquitetura moderna, que favorece a ventilação e iluminação natural. O projeto é da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e segue todas as determinações do Ministério da Saúde. Dentre as melhorias dessa nova estrutura, o prefeito Marcelo Barbieri aponta a sala de Raio X 24h e o setor específico para atendimento de pediatria, com brinquedoteca na sala de espera. A Prefeitura também investiu na compra de mobiliário. Segundo a secretária da Saúde, a UPA da Vila Xavier vai contar com toda a estrutura que hoje é oferecida no principal Pronto Socorro da cidade, o da Vila Melhado. A unidade vai realizar o pronto atendimento ambulatorial com serviço de urgência e emergência, dispondo de toda estrutura para prestar os primeiros atendimentos em casos graves, com áreas de semi-internação para crianças e adultos separadamente.   

UPA Central 

Araraquara também vai receber outra Unidade de Pronto Atendimento, a UPA Central. Nesta semana, o prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto, vistoriaram os serviços de desvio das galerias de águas pluviais na área onde será edificado o prédio, próximo ao CEAR. A Prefeitura está eliminando a tubulação existente, que passava no meio do terreno. Com a retirada da galeria, o espaço fica liberado para dar início às obras de fundação do prédio.