Maestro Tescari ganha destaque em palestra gratuita na Casa da Cultura

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/07/2011 - 02h51

O PAESA – Programa de Auxílio à Educação Social e Ambiental, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, realiza na sexta-feira (22), às 20 horas, a palestra cultural “A evolução do Maestro José Tescari”. A palestra, conduzida pelo músico Pedro Paulo Avelino, acontece na Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa, com entrada gratuita.
O maestro italiano José Tescari compôs uma vasta obra musical e atuou intensamente no cenário cultural de Araraquara, durante as primeiras décadas do século passado.
José Maria Tescari nasceu em Leguano, província de Verona, na Itália, em 05 de julho de 1882. Em 1894, com 12 anos de idade, veio para o Brasil, continuando seus estudos na cidade de Itu.
Fixou-se em Araraquara, por volta de 1913, onde foi um dos fundadores, em 1928, do Conservatório Dramático e Musical de Araraquara, uma das primeiras escolas do gênero no Estado de São Paulo. Em 1943, fundou a Orquestra Sinfônica de Araraquara e, em 1947, o Quarteto de Cordas.
O maestro também atuou como diretor da pequena orquestra que se apresentava durante as exibições nos cines Bijou e Polytheama, sonorizando com sua música as exibições do cinema-mudo.
Compositor versátil, Tescari escreveu um impressionante acervo musical, que varia de pequenas e graciosas canções e sinfonias, operetas e operas, além de muitas peças sacras.
O compositor e maestro José Maria Tescari faleceu em 1º de janeiro de 1954, com 71 anos de idade.
Mais informações sobre a palestra pelos fones 3324-5518 ou 8144-6926, ou pelo email;paesa.projeto@hotmail.com .A Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa fica na Rua São Bento, 909 – Centro.