Obra na Escola Aprendiz de Serralheiro entra na reta final

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/07/2011 - 02h54

A estrutura física do prédio localizado no Jardim Manacás, região noroeste de Araraquara que vai abrigar a Escola Aprendiz de Serralheiro, está concluída com a construção de paredes internas que separam os ambientes de administração, salas de aulas teóricas e oficinas práticas.
Outros pontos como a cobertura; reparos na parte hidráulica e elétrica; os sanitários comuns e adaptados para pessoas com deficiência; cozinha e despensa estão na reta final.
A próxima etapa é a montagem das bancadas e os equipamentos. Em seguida será elaborada a grade curricular dos cursos, contratação de professores e pessoal da administração.
Durante a vistoria realizada na segunda-feira (18), o prefeito Marcelo Barbieri, o secretário de Obras Públicas, Valter Rozatto e a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, discutiram diversas providências para a entrega da obra.
“A oficina de serralheiro vai preencher uma lacuna na formação de mão de obra para o nosso parque industrial e para a construção civil. O serralheiro vai somar com outros cursos já mantidos pela Prefeitura em parcerias com o sitema S, Senai, Senac e Sesi, que já formaram mais de 2.500 profissionais nos últimos dois anos”, afirmou o prefeito.
Para Zi Barbieri, “a oficina além de colaborar para o desenvolvimento da cidade irá cumprir um importante papel social com a capacitação de jovens acima dos 17 anos, que terão mais oportunidades de conquistarem o primeiro emprego”.
A obra é fiscalizada pelo Comitê de Ação e Cidadania com apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. A Usina Santa Cruz, Citrotec, Hora Park, Ox Maq, Iesa são outros parceiros do projeto de inicitiva da Gerdau, empresa do ramo metalúrgico.

O curso
Com 1.200 horas de aulas, práticas e teóricas, o aluno poderá adquirir conhecimento tecnológico básico de materiais ferrosos em aço, processo de soldagem, fabricação e reparos de peças e conjuntos de serralheria, de acordo com a diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O material pedagógico será fornecido pelo Senai.