Circuito Mundial: Estreante brasileiro vai às oitavas na etapa do Canadá

Disputando pela primeira vez uma etapa internacional, Álvaro Filho vence dois jogos ao lado do parceiro Moisés

Fotógrafo: João Pires/LBF
22/07/2011 - 03h40

Uma estreia inesquecível. Foi assim que o paraibano Álvaro Filho, de 20 anos, disputou e venceu, nesta quinta-feira (21), suas duas primeiras partidas no Circuito Mundial de Vôlei de Praia ao lado do parceiro Moisés. Com as vitórias nas areias de Quebec, no Canadá, Álvaro e Moisés lideraram as quatro duplas brasileiras - duas masculinas e duas femininas - garantidas nas oitavas-de-final da competição. Outros dois times verde-amarelos - um em cada naipe - seguem na disputa pela repescagem.
Tricampeão brasileiro Sub-21 e vice-campeão mundial da categoria, Álvaro Filho está jogando sua primeira etapa no Circuito Mundial. Ao lado de Moisés ele venceu Skarlund/Spinnangr, da Noruega, por 2 sets a 0, com duplo 21/15, na estreia, e repetiu o placar diante de Mesa/Lario, da Espanha, com duplo 21/14, na segunda rodada. Garantidos nas oitavas-de-final, Álvaro e Moisés enfrentarão os norte-americanos Gibb e Rosenthal nesta sexta.
"Está sendo uma grande novidade para mim. Estou muito feliz por estar participando de um evento desta grandeza e jogando contra atleta que nunca tinha visto. Quero sentir o torneio e ver como tudo acontece", afirma o paraibano, que venceu seis etapas de circuitos nacionais na Europa nas últimas semanas.
A outra dupla masculina do Brasil a passar invicta pelos dois jogos em Quebec foi Harley/Thiago, que fez 2 a 0 (31/29 e 21/15) sobre Böckermann/Urbatzka, da Alemanha, e passou também por Redmann/Saxton, do Canadá, pelo mesmo placar, com parciais de 21/14 e 21/16. Nas oitavas-de-final, os brasileiros jogarão contra Rogers e Dalhausser, dos Estados Unidos.
A dupla norte-americana, atual campeã olímpica, impediu o primeiro confronto brasileiro nas areias do Canadá ao derrotar Billy/Bruno Schmidt por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18). A dupla do Brasil, que volta a jogar junta após dois anos, estreou derrotando Grotowski/Garcia-Thompson, do Canadá, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/14) e enfrentará Doppler/Mellitzer, da Áustria, na repescagem.

Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian invictas
No torneio feminino, as duas duplas brasileiras garantidas nas oitavas são Talita/Maria Elisa e Taiana/Vivian. Campeãs brasileiras em 2009, Talita e Maria Elisa venceram Altomare/Humana-Paredes, do Canadá, com parciais de 21/10 e 21/12, e Banck/Aulenbrock, da Alemanha, por 21/16 e 21/15. Nas oitavas, as brasileiras jogarão contra Arvaniti/Tsiartsiani, da Grécia.
Taiana e Vivian também estrearam contra uma dupla da casa, MacTavish/Rodrigue, e venceu por 2 a 0 (21/14 e 21/15). Na segunda rodada, as brasileiras passaram por outra parceria canadense, Lessard/Martin, também em dois sets: 25/23 e 21/13. Na rodada das oitavas, Taiana e Vivian jogarão contra Hochevar/Rutledge, dos Estados Unidos.
Terceira dupla brasileira em ação nas areias canadenses, Maria Clara/Carolina começou o dia bem, vencendo Sara/Andrea, da Colômbia, por 2 sets a 0, parciais de 21/7 e 21/10. Na segunda partida, no entanto, as irmãs brasileiras perderam para as australianas Cook e Hinchley por 2 a 0: 20/22 e 16/21. Na repescagem, as filhas da ex-jogadora Izabel jogarão contra Giordano/Larche, da França.