Boi sugere que festas passem por crivo de gabinete de proteção da criança e adolescente

Para presidente da Câmara, necessidade de alvará para festas Open Bar e Raves facilitaria fiscalização

23/07/2011 - 18h14

O vereador Aluisio Braz, o Boi (PMDB), presidente da Câmara Municipal, enviou requerimento ao prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) sugerindo que todas as festas Open Bar e Raves organizadas em Araraquara passem pelo crivo do Gabinete de Gestão Integrada nas Ações de Proteção e Defesa da Criança e Adolescente. “A ideia é que os organizadores solicitem alvará do gabinete, para que os órgãos que o compõe fiquem cientes de que o evento está acontecendo. Isso vai facilitar a fiscalização, para prevenir e combater ocorrências desagradáveis durante as festas”, disse Boi.
Ele ressaltou que a medida se soma à série de iniciativas adotadas neste ano pelo Legislativo, para combater o abuso de álcool nas festas Open Bar, inclusive por freqüentadores menores de idade. “Segundo dados da Guarda Municipal e do Pronto Socorro, as ocorrências de brigas e problemas de saúde relacionados à ingestão de álcool e drogas já caiu após a campanha iniciada na Câmara”, comentou o presidente.  
Uma das iniciativas do Legislativo foi a produção de um documentário em vídeo pela equipe de assessoria de imprensa da Câmara mostrando opiniões de autoridades, freqüentadores de festas e profissionais de saúde sobre os aspectos negativos dos eventos realizados na cidade.
Para Boi, o fato de os organizadores cobrarem um valor fixo para a entrada nas festas, com direito ao consumo livre de bebidas, acaba levando ao exagero na ingestão de álcool pelos jovens. “Muitas vezes o adolescente passa a semana economizando para comprar a entrada e, por isso, bebe até cair, para ter o retorno de seu investimento. Isso favorece ocorrências que vão desde brigas e uso de drogas até mortes no trânsito e em decorrência do exagero na ingestão de substâncias tóxicas”, completou.

Gabinete
O gabinete foi instituído em maio deste ano, por meio de projeto de lei da Prefeitura aprovado por unanimidade pelos vereadores, com o objetivo de atuar no combate ao crescimento da drogadição e da criminalidade. Na ocasião, o prefeito Marcelo entregou pessoalmente o projeto na Câmara, em sessão que contou ainda com a presença do juiz Silvio Moura Salles, titular da Vara da Infância e Juventude, entre outras autoridades.
O gabinete é presidido pelo prefeito Marcelo e tem representantes de secretarias municipais, Conselho Tutelar, polícias Militar, Civil e Federal, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e diretorias de Ensino e Assistência e Desenvolvimento Social, entre outros.
O documentário produzido pela Câmara pode ser assistido no portal do Legislativo, bastando acessar o endereço www.cmararaquara.sp.gov.br, clicar no ícone TV Câmara e depois em “Campanha – Regulamentação das festas Open Bar”.