Jovens e adolescentes serão tema de curso em Araraquara

26/07/2011 - 01h59

Com apoio da Prefeitura e Uniara – Centro Universitário de Araraquara -, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo promove, no próximo dia 5 de agosto, na cidade, um curso que debaterá crianças em situação de vulnerabilidade social e jovens com problemas na Justiça.  
Denominado ‘Novos caminhos para a gestão dos serviços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes’, e aberto ao público em geral, o curso será realizado na Uniara, com a presença de diversos especialistas no assunto. 
De acordo com Matheus Bortoletto Raddi, defensor público da Vara da Infância e da Juventude de Araraquara e um dos palestrantes do evento, o objetivo é debater com a sociedade o acolhimento institucional e as medidas socioeducativas, no caso de jovens e adolescentes em conflito com a lei.  
A série de palestras será realizada entre as 9h e as 18h30 do próximo dia 5. A palestra de abertura, sob o tema ‘A importância da integração do sistema de Justiça na garantia dos direitos das crianças e adolescentes’, será ministrada das 9h às 9h30, por Matheus Raddi e Sílvio Moura Sales, juiz da Vara da Infância e Juventude de Araraquara. 

Legislação
Outra palestra debaterá a Lei 12.010 e suas implicações na gestão das unidades de acolhimento institucional.  O palestrante, Diego Vale de Medeiros, tem vasto currículo sobre a questão e, entre outras funções, é coordenador do Núcleo Especializado da Infância e Juventude da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Medeiros também é membro do Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes, e membro da diretoria da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude. 
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, e a gestora do Fundo Municipal da Assistência Social, Gizella Gomides, ambos da Prefeitura de Araraquara, também participarão dos debates como convidados, entre outras autoridades. As incrições para participação no curso podem ser feitas pelo email: aidem@defensoria.sp.gov.br