26/07/2011 - 02h20
O deputado estadual e presidente do PT de São Paulo, Edinho Silva, recebeu na manhã desta segunda-feira (25), em seu escritório em Araraquara, a visita do seu colega na Assembleia Legislativa, o também araraquarense Roberto Massafera (PSDB). No encontro, os parlamentares discutiram a composição de uma agenda conjunta de atuação visando garantir investimentos e a inclusão de Araraquara em projetos do governo estadual.
A primeira ação de Edinho e Massafera será uma tentativa de reinserção de Araraquara entre as cidades candidatas a subsedes de seleções na Copa do Mundo de 2014. Os dois deputados entendem que a cidade possui infraestrutura para abrigar confortavelmente uma delegação e que poderia formalizar parceria com a iniciativa privada para a criação de um centro de fisioterapia, por exemplo, uma das causas de exclusão da cidade apontadas no relatório do Comitê Organizador da CBF. “Além disso, nenhuma das outras cidades candidatas dispõe de um estádio como a Arena da Fonte, onde a equipe pode treinar em condições muito parecidas com as dos gramados que serão usados na Copa 2014”, disse Edinho.
Os parlamentares araraquarenses também vão atuar na busca de recursos para obras de reforma do Ginásio de Esportes Castelo Branco, o Gigantão, e de infraestrutura, com prioridade para pavimentação asfáltica. Em relação ao Gigantão, a agenda inclui audiências na Secretaria de Esportes do Estado e no Ministério dos Esportes, uma vez que a prefeitura não dispõe dos recursos necessários para recuperação do ginásio, fechado desde novembro do ano passado, por conta do desabamento da marquise de concreto nos fundos do prédio.
No caso da infraestrutura, a prioridade é conseguir recursos para a sequência das obras de construção da Marginal das Cruzes, que vai ligar a região norte da cidade à rodovia Washington Luiz, a partir da represa de captação das Cruzes. Iniciada na administração de Roberto Massafera, como prefeito, a via ganhou melhorias na gestão Edinho Silva, como ponte ligando os bairros Santa Angelina e Jardim Paraíso, mas a prefeitura não teve dinheiro para tocar o projeto de construção das pistas. “Temos que pensar o futuro, essa obra é fundamental para que a nossa cidade cresça com qualidade de vida”, afirmou Edinho.
“Essa é uma obra importante, porque vai desafogar o trânsito na região central da cidade, uma vez que a avenida começa justamente onde desemboca o tráfego de veículos vindos da vicinal Araraquara-Bueno de Andrade-Matão, usada como rota de fuga da rodovia Washington Luiz por centenas de automóveis”, argumentou Massafera.
Os deputados estiveram juntos sábado, acompanhando a visita do governador Geraldo Alckmin a Américo Brasiliense e, na ocasião, destacaram em discurso a atuação conjunta das forças políticas de Araraquara em defesa dos interesses da cidade.
““Quando envolve o interesse público as questões de interesse social têm que ser o que nos unifica, não significa que não tenhamos projetos políticos diferentes”, disseram.
Edinho Silva também vem atuando de maneira conjunta com o deputado federal Dimas Ramalho, em ações junto ao governo da presidenta Dilma Rousseff. Os dois parlamentares já participaram, juntos, de várias audiências em Brasília para tratar de questões relativas a investimentos e projetos para Araraquara e região. A agenda conjunta de Edinho e Dimas inclui a busca de verbas para a saúde, educação, programas sociais e infraestrutura, incluindo a própria Marginal das Cruzes, cujo projeto de expansão encontra-se em análise no Ministério das Cidades desde a administração de Edinho na prefeitura.