Temer reiterou seu compromisso com a liberação de recursos
27/07/2011 - 01h36
O prefeito Marcelo Barbieri esteve em Brasília nessa terça-feira (26) para uma reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer, a fim de tratar, entre outros assuntos, da liberação dos recursos para a implantação de cinco novas unidades de saúde da família, que serão construídas em Araraquara com um investimento total de R$ 1,7 milhão.
O projeto da Secretaria Municipal de Saúde já foi aprovado pelo Governo Federal dentro do Plano de Implantação de Unidades Básicas de Saúde para Equipes de Saúde da Família, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, os novos postos serão construídos nos bairros: Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Jardim Brasília, Vila Xavier e Altos de Pinheiros.
"Michel Temer reafirmou seu apoio a Araraquara e disse que vai interceder junto à presidente Dilma Rousseff para que os recursos sejam liberados o mais rápido possível, a fim de atender às demandas de Araraquara", afirmou o prefeito Marcelo Barbieri.
Fortalecimento
O prefeito Marcelo Barbieri destacou a política de fortalecimento da rede básica implantada pelo seu governo para promover uma reestruturação em toda a rede municipal. Recentemente, foram divulgados números que demonstram o crescimento da procura da população pelas unidades.
Segundo o prefeito, algumas ações foram decisivas para chegar a esse resultado, como a informatização de toda a rede, o que permitiu mais agilidade no agendamento das consultas, e a abertura de um horário para pronto atendimento nas próprias unidades básicas.
"Já conseguimos a aprovação e até 2012 vamos transformar todas as unidades básicas em Estratégia de Saúde da Família (ESF), aumentando em mais de 200% o atendimento de saúde da família e abrangendo 80% da população. Hoje são 14 equipes e vamos chegar a 50", declarou Marcelo.
Além das cinco novas unidades, o prefeito também destaca as obras já em andamento dos ESFs (Estratégia de Saúde da Família) no Jardim Cruzeiro do Sul e no Jardim Biagioni, além do novo prédio do ESF de Bueno de Andrada, cuja primeira etapa já foi concluída.
"Para completar o atendimento da rede básica, a população vai receber até o final do ano a nova Maternidade Gota de Leite, que vai representar um avanço nas políticas de atendimento às mulheres e crianças", disse o prefeito.
O Governo Municipal também está investindo na estrutura da urgência e emergência.
Além da UPA da Vila Xavier, inaugurada no ano passado, está em construção outro pronto-socorro semelhante na região central da cidade. Até o final do ano será inaugurada uma nova unidade 24h do Selmi Dei e no ano que vem uma no Vale do Sol.