Prefeitura atende todas as propostas do OP para Educação

Todas as obras da Pasta eleitas como prioridade pela população já estão com planejamento completo

Fotógrafo: João Pires/LBF
29/07/2011 - 03h17

A Prefeitura de Araraquara já definiu o cronograma das obras da Educação eleitas como prioridades pela população nas plenárias do Orçamento e Participação Para Todos (OP) até o ano de 2010.
De acordo com o secretário municipal da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino), com o aviso de licitação para contratar a empresa que realizará a ampliação e reforma do CER Eloá do Valle Quadros, da Vila Xavier, publicado nos atos oficiais do Município na quarta-feira (27), o calendário, que já foi iniciado, está completo.
“As obras de ampliação da creche do Jardim Santa Lúcia e da escola Rafael de Medina serão entregues em agosto; a reforma do CER do Iguatemi já foi entregue e a creche está funcionando normalmente; iniciamos as obras do Jardim Água Branca; e agora, com a licitação do “Eloá” já publicada, encerramos as obras do OP de 2009 e 2010. As melhorias que foram pedidas em 2011 já estão em andamento e todas as 11 obras da Educação serão entregues até o final de 2012”, afirmou Nino.
Segundo o secretário, todas as modalidades atendidas pela Prefeitura - educação infantil, ensino fundamental e complementar - receberão intervenções de reforma e ampliação nas estruturas para aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade do atendimento para os alunos já matriculados nas unidades de ensino mantidas pelo município.
“O governo do prefeito Marcelo Barbieri está empenhado em atender a uma solicitação justa da população de Araraquara, que sabe que a educação pode melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou Nino.
“Sabemos que os frutos dessas melhorias que estão sendo feitas neste governo serão percebidas a longo prazo, quando as crianças se tornarem jovens e adultos melhores, mais preparados para o mercado de trabalho, mais conscientes, responsáveis e saudáveis. O prefeito Marcelo sabe que somente a educação pode proporcionar isso”, afirmou o secretário.
Em 2011, a Pasta foi a que recebeu maior número de obras eleitas pela população. Do total de 14 plenárias já realizadas, onze têm a verba destinada para a educação, nos bairros Parque das Laranjeiras, São José, Yolanda Ópice, Hortênsias, Paulistano, Jardim Pinheiros, Parque São Paulo, Selmi Dei, Santa Angelina, Vale do Sol e Centro. 

Novas unidades
A Prefeitura já entregou duas novas creches nos assentamentos Bela Vista e Monte Alegre e outros três CERs estão em fase de construção, nos bairros Jardim Iedda/Imperial, no Jardim Indaiá e no Altos de Pinheiros, além de duas novas escolas estaduais no Jardim Imperial e Altos de Pinheiros II.
Mais de 20 escolas municipais (CERs, EMEFs, CECs) também já foram reformadas pela Prefeitura desde 2009.
Na Programação dos 194 anos de Araraquara, a Secretaria de Educação está preparando a entrega de sete grandes obras: reforma e adequação da EMEF Altamira Amorim Manteze, no Selmi Dei; ampliação da EMEF Rafael de Medina, no Jardim Eliana; ampliação da Secretaria Municipal de Educação e construção de portaria; reforma do CER Padre Bernardo Plate, no Jardim Santa Lúcia; inauguração de uma nova Biblioteca e adequações do CER Maria Renata Lupo Bó, no Cecap; e ampliação da EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes, no Jardim Paraíso.