Com apoio de Edinho, Araraquara terá mais cinco unidades de saúde

Deputado e prefeito estiveram em Brasília reunidos com o Ministro Alexandre Padilha

Fotógrafo: João Pires/LBF
04/08/2011 - 22h09

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou nesta quinta, dia 04, recursos para a construção de cinco Unidades Básicas da Saúde em Araraquara. A informação é do deputado estadual e presidente do PT-SP, Edinho Silva que vem trabalhando pela liberação de R$ 1,7 milhão para as obras que estão inseridas no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). “É mais uma grande conquista para a cidade. Essas unidades significam um melhor acolhimento à população dos bairros, programas permanentes, investimento na promoção da saúde e qualidade de vida”, destacou o parlamentar.
Nesta quinta, Edinho e o prefeito Marcelo Barbieri estiveram juntos em Brasília para uma audiência com Ministro. Na reunião, articulada pelo deputado na última semana, foi detalhado o projeto que contempla os bairros Jardim Paraíso, Adalberto Roxo, Jardim Brasília, Vila Xavier e Altos de Pinheiros.
De acordo com Edinho, as unidades básicas fazem parte dos compromissos assumidos pelo Prefeito Marcelo Barbieri quando da liberação das UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento), do Governo Federal para a cidade. Desta forma, Araraquara amplia a sua cobertura no Programa Saúde da Família. Atualmente, a cidade conta com 14 equipes e, com as novas unidades, a expectativa é chegar a 50.  
Durante o governo Edinho, a cidade saiu de 3 mil pessoas atendidas pelo PSF para mais de 54 mil, o que resultou em melhorias significativas de indicadores como redução de internações por diabetes, por hipertensão, mortalidade infantil, gravidez na adolescência, entre outros. Agora, o objetivo do prefeito Marcelo Barbieri é transformar todas as unidades básicas em PSF até 2012, abrangendo 80% da população.
Edinho sempre defendeu o modelo do Programa de Saúde da Família, no qual toda a equipe composta por médicos, agentes comunitários, enfermeiros, dentistas, entre outros, se inserem na comunidade, muitas vezes fazendo atendimento nas próprias residências, e têm como principal foco a medicina preventiva. 
“Por ter um território definido de atuação, as equipes dos PSFs podem intervir nos fatores de risco aos quais a comunidade atendida está exposta. Além disso, realiza atividades de educação, promoção da saúde, prevenção de doenças, recuperação, reabilitação e na manutenção da saúde da comunidade. Nas unidades de PSF cuidamos de fato da saúde e não da doença”, disse.
Mais uma vez o deputado agradeceu a atenção que o Governo Federal tem dispensado à Araraquara. Tanto no Governo Lula como agora, no Governo Dilma, a cidade tem sido contemplada com recursos para obras e programas importantes, com forte impacto no desenvolvimento econômico e social. O deputado cita as obras dos trilhos, da Arena da Fonte e pavimentação de mais de 1.800 quarteirões como as principais delas. “Também agradeço a sensibilidade do Ministro Padilha, que tem feito uma grande gestão na Saúde, considerada o desafio das políticas públicas”. 

Audiências
Na última semana, Edinho intermediou uma reunião entre a Diretoria do Cedeface de Araraquara e Centrinho de Bauru com o Ministro Padilha. O objetivo foi apresentar um projeto para criação de uma rede de capacitação de profissionais na área de buco-facial, além de solicitar uma reavaliação da tabela de remuneração dos procedimentos de ortodontia e cirurgias. Também, naquela oportunidade, a pedido do prefeito Marcelo, Edinho tratou sobre as unidades de saúde de Araraquara e solicitou a audiência desta quinta-feira.