Para Edinho, juventude e sustentabilidade são pautas prioritárias

09/08/2011 - 02h13

O presidente do PT do estado de São Paulo e deputado estadual, Edinho Silva defendeu o diálogo com a juventude para formulação de propostas de políticas públicas para o estado durante Encontro com militantes petistas, em Sumaré, no sábado, dia 06.
Na avaliação do parlamentar, são vários os desafios da sociedade no século XXI, entretanto, coloca o meio ambiente e juventude como as pautas prioritárias. “Temos uma geração inteira que não acredita na política como instrumento de transformação. Jovens que não tiveram oportunidades e não enxergam qualquer perspectiva de futuro. A juventude de hoje não acredita que ela pode mudar a sociedade”.
Para ele, é preciso entender o que distancia tanto a sociedade do diálogo com a juventude. “Queremos que ela nos ajude a elaborar propostas que, de fato, cheguem a todos, principalmente aos jovens cooptados pela criminalidade, pelas drogas. Queremos debater com eles quais os caminhos para um estado mais justo, que ofereça condições de futuro e esperança”, enfatizou.
O deputado ainda ressaltou que a bandeira da sustentabilidade, outro grande desafio da sociedade, deve ser levantada pelos jovens. Falou sobre o modelo de produção capitalista que resultou na destruição de recursos naturais e sobre a necessidade de mudanças. “É nossa responsabilidade construir alternativas e políticas públicas para esses desafios. É possível discutir um modelo de sociedade com justiça, igualdade, distribuição de riqueza, mas com respeito ao trabalhador e ao meio ambiente”.
Edinho foi convidado pela Juventude para fazer uma análise de conjuntura nacional e estadual. Na ocasião falou sobre os desafios do PT no estado no próximo período. “O centro da nossa tática deve ser a construção do Governo Dilma. Não há nada mais importante na nossa atuação. O Governo Dilma representa a consolidação dos avanços do Governo Lula. Representa a consolidação de um projeto de nação que transformou a vida de milhares de brasileiros”, disse o parlamentar ressaltando números como os mais de 800 mil jovens beneficiados pelo Prouni, os 15 milhões de empregos com carteira assinada, os mais de 28 milhões que saíram da linha da miséria e outros 36 milhões de pessoas que ascenderam socialmente. Durante a atividade, Edinho dialogou bastante com os jovens sobre as reformas do Estado que, segundo ele, devem ser as bandeiras do PT como a Política, Tributária e Judiciária.
Participaram da atividade o deputado estadual Alencar Santana, a Secretária de Juventude do PT-SP, Alessandra Dadona, além de vereadores, secretários municipais da região de Sumaré e lideranças da juventude de todo o estado.