Governador visita o Instituto de Química de Araraquara na quarta-feira

09/08/2011 - 02h19

Em comemoração aos 50 anos de criação do curso de química em Araraquara, o Instituto de Química da UNESP receberá, nesta quarta feira, dia 10, a visita do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.
A visita será aberta ao público e terá início às 17h30 com o descerramento da placa comemorativa do cinquentenário, em seguida o governador segue para uma conversa com a direção e o corpo docente do Instituto.
O Instituto de Química teve origem no departamento de química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara. A criação do curso foi autorizada pelo decreto nº 48.906, em 27 de agosto de 1960, por Juscelino Kubitschek, presidente da república.
Em 1976 foi criada a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a partir da união das Faculdades e Institutos Isolados do Estado de São Paulo. Esta união provocou a reorganização acadêmica e administrativa das unidades universitárias constituintes, permitindo a criação de novas faculdades e institutos. Esse foi o caso do Departamento de Química da FFCLA, que foi transformado em 1977 em Instituto de Química. 
A partir de então o Instituto de Química passou a se responsabilizar pela formação integral de bacharéis e licenciados em química, bem como ministrar as disciplinas de física, matemática e química para o curso de Ciências Farmacêuticas, além de bioquímica para o curso de Odontologia.
O Instituto conta com uma expressiva variedade de linhas de pesquisa, e uma parte significativa delas está relacionada com a busca de soluções para problemas específicos de âmbito nacional e regional.