Faltam doadores e Hemonúcleo Regional realiza nova campanha de Doação de Sangue

Autor: Thiago Diniz
10/08/2011 - 02h45

O Hemonúcleo Regional de Araraquara, que abrange mais 25 cidades da região, está solicitando mais uma vez, através de uma campanha, a colaboração da população de toda região para que doe sangue e salve vidas.
Os sangues coletados ajudam pessoas acidentadas, que precisam passar por cirurgias ou estão em algum tratamento que necessite de transfusões.
Na Regional da cidade segundo informações passadas pela assistente social Cristina Zaniolo Gibran Di Nardo, desde o início de agosto já houve queda de 40% no número de doadores por dia, ou seja, muitas pessoas necessitando de ajuda para a realização de algum tratamento ou até mesmo para cirurgias.
Ela lembra que as transfusões de sangue são freqüentes e que necessitam sempre do apoio da comunidade para poder ajudar a salvar vidas abastecendo os hospitais tanto de Araraquara quanto da região.
Os tipos saguineos que necessitam com mais urgência no momento são A negativo e o AB negativo, mas Cristina lembra que todos os tipos são de extrema importância.
Os horários para doação de sangue no Hemonúcleo de Araraquara são de segunda a sexta-feira das 07 às 19 horas e aos sábados das 08 às 12 horas.
Para ser doador a pessoa deve ter entre 18 e 67 anos, se tiver entre 16 e 18 anos também precisa de autorização por escrito dos pais registrada em cartório.
Além disso, a pessoa deve estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg e informar se está tomando algum medicamento.
Para doar sangue a pessoa não pode estar em jejum, mas deve evitar comer alimentos gordurosos como carne gorda, feijoada, ovo, maionese e frituras e não pode fumar uma hora antes da doação e nem deve beber pelo menos 12 horas antes de doar.
Se a doação acontecer após o almoço a pessoa deve aguardar 3 horas antes de doar e o doador deve apresentar o RG . 
O Hemonúcleo de Araraquara fica na Rua Expedicionários do Brasil, 1621 – centro – com entrada pela alameda da Saudade. Informações e dúvidas, ligue para o telefone (16) 3301-6102.