Mundial Juvenil Masculino: Rússia é campeã de forma invicta

Seleção campeã venceu a Argentina no tie-break e conquistou a medalha de ouro. Sérvia assegurou o bronze

Fotógrafo: João Pires/LBF
11/08/2011 - 02h31

A Rússia é a nova campeã mundial juvenil masculina de vôlei. A seleção, dirigida pelo técnico Sergey Shlyapnikov, conquistou o título nesta quarta-feira (10), após vitória sobre a Argentina por 3 sets a 2, com parciais de 25/19, 23/25, 21/25, 25/18 e 15/12. O jogo, realizado no ginásio do Maracanãzinho, teve 1h52 de duração.
Esta foi a oitava vez que a Rússia conquistou a medalha de ouro da competição. Quatro conquistas foram ainda como a antiga URSS. As outras quatro foram já como Rússia. Além disso, os europeus somam outras cincos medalhas - duas de prata e três de bronze. Assim como o Brasil, a Rússia participou de todas as edições do Mundial. Na última vez, em 2009, na Índia, os russos terminaram em quinto lugar. 
Já a Argentina conquistou o melhor resultado da história do país na competição. Com 10 participações em Mundiais, os argentinos haviam subido ao pódio apenas uma vez na última edição em 2009. 
O russo Andrey Kolesnik foi o maior pontuador da final, com 18 acertos. Do lado argentino, Agustin Ramonda foi quem mais marcou, com 15 pontos.
O técnico campeão, Sergey Shlyapnikov, destacou o controle emocional da sua equipe na final. "A medalha de ouro é tudo. Nós tínhamos muitas informações sobre a Argentina e sabíamos que seria difícil derrotá-los. A chave para nossa vitória foi uma recuperação psicológica rápida durante a partida", analisou o treinador da Rússia.
O capitão Dmitry Kovalev elogiou o alto nível do confronto. "A partida final foi um verdadeiro show. O jogo mudou em cada set e estou muito feliz por termos conseguido vencer no final", disse o russo.

Argentinos lamentam derrota

O treinador da Argentina, Juan Manuel Cichello, gostou do desempenho da sua equipe. "Fizemos um grande campeonato sem ter as estrelas que a Rússia tem. Somos verdadeiros campeões também. Estou feliz por que disputamos pela primeira vez uma medalha de ouro, mas estou triste, pois chegamos muito perto da vitória, mas não conseguimos", comentou o argentino.
O capitão vice-campeão, Juan Ignacio Finoli, também elogiou o desempenho das equipes na final. "Foi uma grande partida. Nós jogamos como tínhamos que jogar, mas não conseguimos tirar proveito de alguns maus momentos que a Rússia teve durante o jogo", afirmou o capitão da Argentina.

Rússia domina as premiações individuais

Além da medalha de ouro, a Rússia dominou as premiações individuais com quatro conquistas. Leonid Shhadilov foi eleito o melhor jogador da competição. O ponteiro também foi eleito o melhor atacante. O central Igor Filippov foi apontado como o melhor bloqueador. O líbero Aleksey Kabeshov foi o melhor em sua posição. 
Irã, Índia, Espanha e Sérvia foram os outros países que tiveram atletas premiados. Aleksandar Atanasijevic foi o maior pontuador do Mundial, com 193 acertos. O iraniano Amir Ghafour foi apontado como o melhor saque, enquanto o espanhol Jesus Brusque, o melhor levantador. O líbero indiano S. Kanagaraj foi a melhor recepção. 

Sérvia bate Estados Unidos e fatura o bronze

No penúltimo jogo do campeonato, a Sérvia levou a melhor sobre os Estados Unidos e ficou com a medalha de bronze. No jogo realizado também no ginásio do Maracanãzinho, a vitória por 3 sets a 1 (25/15, 25/20, 23/25 e 25/13), em 1h26 de partida, garantiu aos sérvios a inédita terceira colocação no pódio.
O capitão da Sérvia, Aleksandar Atanasijevic, foi o maior pontuador do confronto, com 24 acertos. O jogador afirma que está satisfeito com a medalha. "Viemos ao Brasil com o objetivo de ganhar o bronze e é ótimo. Os Estados Unidos jogaram muito bem durante todo o torneio. Este foi o melhor jogo. Estou contente por termos atuado dessa maneira no momento mais importante do campeonato", disse Atanasijevic. 
Nos Estados Unidos, Taylor Sander foi quem mais contribuiu, com 13 pontos. O treinador, John Hawks IV, também destacou a atuação do capitão sérvio. "O quarto lugar é a pior posição, pois é sinal de que perdemos os dois jogos mais importantes, mas estou certo que outros times gostariam de estar no nosso lugar e estou feliz por meus jogadores. Atanasijevic é um grande jogador e não conseguimos pará-lo hoje", afirmou. 

Brasil fica com a quinta colocação

A seleção brasileira encerrou sua participação no Mundial na tarde desta quarta, quando venceu o Irã por 3 sets a 2 (25/22, 20/25, 19/25, 25/22 e 15/10) e ficou com a quinta colocação.
Na primeira fase, a equipe comandada pelo técnico Leonardo Carvalho perdeu para o Japão por 3 sets a 2 e ganhou dos Estados Unidos e da Bulgária por 3 sets a 1 e 3 sets a 2, respectivamente.
Na segunda, o Brasil venceu a Sérvia por 3 sets a 0 e depois perderam para a Argentina por 3 a 1 e para a Sérvia por 3 a 2. 
Já na fase final, na disputa de 5º a 8º, os brasileiros venceram a Espanha por 3 a 1 e o Irã por 3 a 2.

NÚMEROS DA FINAL
ARGENTINA
Ataque - 54
Bloqueio - 13
Saque - 3
Erros do adversário - 29

RÚSSIA
Ataque - 55
Bloqueio - 17
Saque - 7
Erros do adversário - 30

OS MELHORES DO MUNDIAL
MVP - Leonid Shchadilov (Rússia)
Maior pontuador - Aleksandar Atanasijevic (Sérvia)
Ataque - Leonid Shchadilov (Rússia)
Bloqueio - Igor Filippov (Rússia)
Saque - Amir Ghafour (Irã)
Levantador - Jesus Bruque (Espanha)
Recepção - S. Kanagaraj (Índia)
Líbero - Aleksey Kabeshov (Rússia)

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º - Rússia
2º - Argentina
3º - Sérvia
4º - Estados Unidos
5º - Brasil
6º - Irã
7º - Espanha
8º - Índia
9º - Bélgica
10º - Alemanha
11º - Canadá
12º - Japão
13º - Bulgária
14º - Tunísia
15º - Egito
16º - Porto Rico