Big Dutchman define Araraquara como matriz brasileira

Empresa é a maior do mundo em fabricação e comercialização de equipamentos para criação de aves e suínos

Fotógrafo: João Pires/LBF
12/08/2011 - 01h14

Durante a inauguração da nova unidade Big Dutchman Brasil, na Zona Oeste de Araraquara (SP), na quarta-feira (10), o prefeito Marcelo Barbieri elogiou a administração da empresa, que construiu uma gigante mundial aliando, ao mesmo tempo, tecnologia e humildade.
Essas características impressionaram o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que veio pessoalmente conhecer a empresa. A Big Dutchman foi fundada nos Estados Unidos em 1938 e adquirida em 1985 pelo alemão Josef Meerpohl.
“Fiquei muito feliz de poder receber essa empresa em Araraquara. A boa infraestrutura da cidade ajudou a trazer esse grande investimento. O governador Alckmin ficou impressionado com a planta fabril e acredita no crescimento da empresa. A diretoria tem compromisso com o meio ambiente, inclusive preservou espécies nativas e denominou ambientes com os nomes das árvores já existentes antes da obra”, afirmou o prefeito.
Marcelo, ao saudar o presidente do Conselho de Direção Corporativa, Bernd Meerpohl, da Big Dutchman, elogiou a persistência da família Meerpohl, no comando da empresa desde 1985, que com rápido desenvolvimento de produtos para aves e suínos tornou-se líder mundial.
O diretor Meerpohl agradeceu o apoio da Prefeitura e dos colaboradores das 22 unidades da empresa. “Investimos em Araraquara porque acreditamos no potencial do agronegócio brasileiro que tem água e terras em abundância”.
Para o diretor geral das unidades do Brasil, da Big Dutchman do Brasil, Ricardo Santana, Araraquara venceu uma disputa acirrada com outras cidades porque tem uma forte vocação logística que facilita a distribuição dos diversos produtos da empresa.
Já o diretor Clóvis Rayzel, da unidade dos Estados Unidos, afirmou que a unidade de Araraquara, nova matriz, tem potencial para crescer na área de 100 mil metros quadrados.
A nova unidade em Araraquara foi definida como sede da matriz brasileira da Big Dutchman. Todo o setor de produção está sendo transferido para a cidade, que também abriga um completo show room e um centro de distribuição para atender clientes da região Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. A unidade de Caxias do Sul, que sediava a matriz, será a responsável pela distribuição em todo o estado do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina. 

Almir Sater
Após o descerramento da placa inaugural pelo prefeito Marcelo Barbieri e diretores da Big Dutchman, o músico Almir Sater subiu ao palco e encantou a platéia de 600 convidados com os sucessos de Pantanal, Ana Raio e Zé Trovão e acordes de viola.