Campanha contra pólio atinge 80% das crianças na cidade

Vacina continuará disponível na rede de postos de saúde de Araraquara até o final desta semana

16/08/2011 - 02h04

Realizada no sábado (13), a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil, ou poliomielite, vacinou 9.598 crianças, ou 80% das cerca de 12 mil crianças de até cinco anos de idade aptas a receber a dose em Araraquara.
A Vigilância Epidemiológica (órgão da Secretaria Municipal da Saúde) informa que a vacina continuará disponível durante esta semana na rede de postos, visando atingir até 95% das crianças, como recomenda o Ministério da Saúde.
A campanha também inclui a vacinação contra o sarampo para crianças menores de sete anos.
De acordo com a gerente da Vigilância Epidemiológica, Fabiana do Carmo Araújo, “é muito importante que pais ou responsáveis que não participaram da campanha do dia 13 levem as crianças aos postos”. É preciso levar também a carteira de vacinação da criança, lembra a gerente da Vigilãncia. 
“Estamos muito satisfeitos com o resultado do sábado”, acrescentou Fabiana. Ela também lembrou que o último caso de paralisia infantil foi registrado no Brasil em 1989, um ano após o último registro ter sido feito no Estado de São Paulo.
Entretanto, Fabiana Araujo ressaltou a necessidade da vacina já que o vírus ainda existe em países da África e pode chegar ao País devido a grande circulação de pessoas em todo o mundo.