Araraquara: em busca da igualdade de oportunidades

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/08/2011 - 03h30

Em muitos dos meus discursos, entrevistas e palestras costumo falar de um período da minha vida - infância e adolescência - no Jardim Imperador, bairro em que fui criado e moro até hoje com minha esposa Andréa e filhos. Naquela época, para ir à escola em dias de chuva, era obrigado a enrolar sacolas plásticas nos pés para não embarrear o calçado. Gosto de relatar as minhas lembranças porque elas remetem a um período que retrata o modelo de desenvolvimento urbano, econômico e social que prevaleceu em Araraquara por décadas.

Nessa época, a cidade era considerada a “mais limpa das três Américas”. Mas que limpeza era essa? Eu e muitas outras crianças morávamos em bairros sem asfalto, sem transporte público, andávamos quilômetros para ter acesso à escola e ao posto de saúde, não havia espaço de lazer. Que título era esse que tanto orgulhava os formadores de opinião?

Essa contradição, tão explícita na minha vida, me moveu na política e nunca me deixou ter dúvidas de para quem eu deveria direcionar a minha energia militante. Quando a nossa população, por duas vezes, me deu a oportunidade de governar Araraquara, essa gritante injustiça me moveu todos os dias, me estimulou a trabalhar por uma única Araraquara, em que a qualidade de vida e as oportunidades não fossem um direito de poucos.       

Reconheço o que foi feito de bom pela nossa cidade. Cada prefeito, com seu estilo e convicções, cada liderança política que ocupou cargo público ajudou a “edificar a casa de todos nós”. 

Araraquara sempre foi o meu primeiro pensamento, enquanto militante político, vereador, prefeito e agora como deputado. Quem integrou minhas equipes de trabalho ou acompanhou mais de perto as ações do nosso governo, sabe da disposição e amor com que trabalhei durante os mandatos.

Esse esforço tinha como objetivo corrigir as injustiças históricas, resolver problemas estruturais e fortalecer a nossa economia. Não podia admitir que um município que se propunha a ser verdadeiramente moderno convivesse com bairros onde a população era penalizada pela lógica, que prevaleceu por um longo período, em que os únicos que ganhavam eram os especuladores imobiliários.

Mudamos a lei para exigir dos novos loteamentos toda a infraestrutura, pavimentamos mais de 40 bairros, construímos 18 áreas de lazer, inauguramos 115 novas salas de aulas, ampliamos a rede de ensino infantil em mais de 400% (saindo de 936 para mais de 5 mil vagas), aumentamos de 3 para 54 mil as pessoas atendidas no Programa Saúde da Família, criamos inúmeros projetos sociais, investimos na formação de jovens, como as Oficinas Culturais, a Escola Municipal de Dança, as Escolinhas de Esportes e cursos de profissionalização. Modernizamos o Pinheirinho, transformamos o estádio da Ferroviária na moderna Arena da Fonte, construímos o estádio municipal do Botânico, compramos os “pavilhões da Facira” e criamos as condições para sermos uma âncora do turismo de eventos e esportes. Construímos mais de 4 mil casas populares enfrentando o déficit habitacional e rompendo com um modelo injusto de moradias caras e sem infraestrutura.

A Araraquara do século XXI é mais justa e humana. É dinâmica economicamente e está preparada para crescer com sustentabilidade. Vale lembrar que a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) nos colocou como a 1ª cidade com melhor qualidade de vida do Brasil no ano passado, com dados relativos ao ano de 2007. Mas não podemos apenas contemplar as nossas vitórias. Temos que continuar trabalhando para crescermos junto com o Brasil. Quero agradecer ao Presidente Lula e à Presidenta Dilma pelo carinho com que têm tratado a nossa cidade, nos ajudando a superar desafios históricos.

Parabéns Araraquara pelos seus 194 anos. Parabéns ao seu povo que ajuda a construir essa cidade. Estamos no caminho para que a Morada do Sol seja cada vez mais a morada da igualdade de oportunidades.


Edinho Silva
Deputado estadual, presidente do PT do estado de São Paulo e ex-prefeito de Araraquara (2001-2008)