Prefeitura de Araraquara inaugura ampliação da Estratégia da Saúde da Família do Jardim Brasil

Uniara é parceira do projeto

26/08/2011 - 04h17

A Prefeitura de Araraquara, em pareceria com o Centro Universitário de Araraquara – Uniara, inaugura nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, às 14h30, a ampliação da primeira unidade da Estratégia da Saúde da Família – ESF 1. O evento, que faz parte da programação dos 194 anos da cidade, contará com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha.
A obra, que teve R$ 209.700,00 de investimento por parte da Uniara, agora conta com três novos consultórios, uma sala para atendimento odontológico e outra para reuniões, uma recepção e banheiros.
A unidade recebe o nome do “Dr. Syrthes de Lorenzo”, famoso médico que atuou em Araraquara por cerca de 50 anos.
O reitor da Uniara, Prof. Dr. Luiz Felipe Cabral Mauro, reforça a importância do investimento. “Esse espaço será não somente mais um importante local de atendimento à comunidade, mas também um espaço para estágios dos alunos de medicina da Uniara, cujo curso está baseado na filosofia de humanização da saúde e de atendimento integral à família. Isso vem ao encontro das novas políticas de saúde do Governo Federal”, comenta.

Dr. Syrthes de Lorenzo*
Nascido em Araraquara no dia 25 de novembro de 1911, Syrthes de Lorenzo era filho do imigrante italiano Miguel De Lorenzo e da Sra. Izabel Maria Correa de Arruda, de tradicional família araraquarense.
Após concluir o curso de Farmácia na antiga Faculdade de Farmácia de Araraquara, vai ao Rio de Janeiro, onde ingressa, em 1930, na Faculdade Nacional de Medicina, a famosa escola da Praia Vermelha.
Conclui o curso em 1936 e, já em 1937, retorna à cidade, onde vai exercer a profissão por cinquenta anos ininterruptamente.  Ingressa no Corpo Clínico da Santa Casa, onde trabalhou como cirurgião geral, atendendo indistintamente a todos que o procuravam, sem preconceitos de qualquer natureza, e se torna Diretor Clínico. Afastou-se do serviço ativo após mais de quatro décadas de cirurgia, na qualidade de Médico Honorário da Santa Casa.
Teve longo período de profícua atividade médica junto à antiga Sociedade Beneficente União Operária, de onde se retira homenageado, na qualidade de Benemérito.
Foi também médico legista da Secretaria de Segurança Publica do Estado de São Paulo por concurso, carreira em que veio a se aposentar após 30 anos de serviços.
Casou-se em 1938 com a Sra. Janira Pallotta De Lorenzo, e teve três filhos: José Eduardo, médico, Carlos Henrique, advogado, e Izabel Maria, empresária.
Teve atuante presença na vida social e cultural da cidade.  Participou do Clube Araraquarense, onde foi diretor por várias vezes, até chegar à presidência. Seu mandato foi marcado por muitas realizações.
Era fotógrafo amador de rara sensibilidade, possuindo vários trabalhos premiados em salões nacionais e internacionais; foi membro fundador e grande incentivador do FotoCine Clube de Araraquara.
Participou ativamente do movimento associativo médico, sendo eleito presidente da Associação Paulista de Medicina Regional de Araraquara por duas vezes.
Foi agricultor, tendo cultivado laranja e cana-de-açúcar, na região de Bueno de Andrada. Participou com entusiasmo das Cooperativas de Plantadores de Cana e da Laranja, a histórica Cociza.  Graças à sua atuação no setor, a estrada vicinal que vai de Bueno de Andrada a Motuca leva o seu nome.
Faleceu em sua residência, aos 85 anos, no dia 07 de setembro de 1996.
• Informações fornecidas pelo médico José Eduardo de Lorenzo, filho do Dr. Syrthes de Lorenzo.