Entregues as obras de reforma do Centro de Equoterapia e o novo quiosque da AAPA

Espaços estão localizados no Parque Pinheirinho

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/08/2011 - 02h37

Neste sábado (27), às 10 horas, o prefeito Marcelo Barbieri entrega as obras de reforma do Centro de Equoterapia e da construção de quiosque para Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), no Parque Pinheirinho.
As reformas no Centro implicaram na construção de seis baias individuais e uma coletiva para os animais, além da instalação de alambrados na área de pastagem dos cavalos. Além disto, a Prefeitura também pavimentou o acesso ao Centro de Equitação e fez melhorias no prédio principal. 
Já o novo quiosque da AAPA chega para melhorar as condições de atendimento do Centro de Esterilização e Castração, oferecendo uma área coberta para os donos dos animais que aguardam por procedimentos cirúrgicos. Em Araraquara, a AAPA castrou mais de 16 mil animais.
“Estas são duas obras de extrema importância para o município. As reformas na Equoterapia vão proteger os cavalos, facilitar a chegada ao local e contribuir para a melhora da qualidade do atendimento realizado. E a construção do quiosque na sede da AAPA atende uma antiga reivindicação da população, que merece um espaço mais confortável e acolhedor, enquanto aguarda a realização do procedimento cirúrgico em seu animal de estimação”, ressaltou o prefeito Marcelo.
 
Preocupação com a saúde do homem e do animal
A equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
Esta prática é indicada para os seguintes quadros clínicos: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas; seqüelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e linguagem; entre outros.
O projeto existe em Araraquara desde 1999 e foi desenvolvido pela biomédica Ivana Regina Leonardo. O Centro de Equoterapia de Araraquara funciona por meio de parceria entre Prefeitura e Udefa.
A Associação Araraquarense de Proteção aos Animais (AAPA), fundada em 1989, tem o objetivo de fazer cumprir, com o apoio das autoridades competentes, os direitos dos animais. A associação atende animais necessitados, encaminha para lares temporários e definitivos, e orienta os proprietários sobre a necessidade de cuidar dos animais.