Edinho Silva faz prestação de contas do mandato para a região

Plenária, realizada em Ribeirão Preto, mobilizou cerca de 400 pessoas de 51 cidades

13/09/2011 - 02h27

Em uma atividade bastante representativa, realizada neste sábado, dia 10, na cidade de Ribeirão Preto, o deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, fez uma prestação de contas à sociedade sobre as iniciativas do seu mandato na Assembleia Legislativa.
A Plenária contou com cerca de 400 pessoas, reunindo na Câmara do município, 51 cidades da região. Marcaram presença os prefeitos de Américo, Ademir Gouvêa, de Motuca, Ricardo Fascinelli, de Dourado; Dr. Edmur Pereira Buzzá, de São Joaquim da Barra, Maria Helena Vannucchi, de Serrana, Dr. Nelson Garavazzo e de Serra Azul, Marcelo Queiroz. “É uma demonstração da capacidade do PT de se organizar. Fico muito feliz, que meu mandato seja um instrumento que ajude nesta mobilização”, disse o parlamentar. Também presente o coordenador do PT na Macrorregião, Moacir Caporusso, o presidente do PT local, Fábio Marques, além de ex-prefeitos, vereadores e representantes de diversos partidos.
Lideranças regionais enfatizaram a importância do trabalho de Edinho para fortalecimento e defesa das bandeiras do PT na Assembleia Legislativa. “Parabéns pela iniciativa. Esperamos que continue sendo a nossa voz junto às esferas governamentais”, disse a prefeita de São Joaquim da Barra. José Baccarin, ex-prefeito de Jaboticabal, atualmente superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), também presente na atividade, falou sobre o papel unificador de Edinho, da sua capacidade de diálogo e forte atuação na presidência do Partido dos Trabalhadores.
O parlamentar iniciou sua prestação de contas fazendo um agradecimento a todos aqueles que acreditaram na sua candidatura. Para ele, a prestação de contas ajuda na construção de uma nova forma de relação com a sociedade. “Este é um momento importante do nosso mandato. Um momento em que é possível fazermos um balanço das ações que conseguimos desenvolver. Também é um espaço para obtermos sugestões da região”, avaliou. 
Segundo Edinho, seu mandato é um instrumento para a construção do projeto petista. “Um projeto que tirou 28 milhões de pessoas da miséria e ascendeu socialmente outros 36 milhões. Que mostrou para o mundo que é possível sim aliar desenvolvimento com justiça social. Um projeto que estabeleceu uma nova relação política com a América Latina e com a África; que deu uma nova dimensão ao Brasil como protagonista de uma nova geografia política internacional”. 
Edinho falou sobre as ações parlamentares e a atuação da Bancada do Partido dos Trabalhadores, especialmente no debate sobre políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal e os recursos destinados às obras estruturantes no estado paulista. 
Somente nesse primeiro semestre, a Bancada levou à Assembleia Legislativa para audiências públicas os ministros da Educação, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, dos Esportes e dos Direitos Humanos. Edinho falou da necessidade de dar visibilidade àquilo que o Governo Dilma tem feito no estado de São Paulo, provocando grandes mudanças. Citou, inclusive, a agenda da presidenta nesta terça-feira, dia 13, na capital para assinar o convênio para obras de construção do Rodoanel Norte.
Frentes Parlamentares: Na Assembleia, o parlamentar propôs a criação da Frente Parlamentar pela Elaboração do Plano Estadual de Educação. São Paulo, apesar da sua capacidade de orçamento, está entre os 16 estados que ainda não possuem o documento que oferece diretrizes para educação pública.
Também lançou a Frente Parlamentar pela Citricultura, que tem por finalidade formular o Plano Estadual do setor. O documento buscará definir os marcos nos quais se conduzirá a citricultura paulista, expandindo seu nível de competitividade internacional e tornando-se uma atividade propulsora da justiça e de desenvolvimento social. 
Projetos de Lei: Edinho ainda falou sobre o Projeto de Lei que institui uma política de atendimento à população com doenças raras no estado, através de Centros de Referência Especializados. Atualmente, 2,5 milhões de paulistas convivem com alguma doença considerada rara e sofrem com falta de diagnóstico precoce e tratamento adequado.
Também tramitando na Assembleia outro Projeto de Lei que cria o Conselho Estadual de Segurança Pública e Cidadania e os Conselhos Regionais. Objetivo é permitir a participação da sociedade na formulação de políticas públicas na área.
PECs: O parlamentar ainda protocolou PECs (Propostas de Emendas à Constituição) que visam aperfeiçoar instrumentos de fiscalização do Executivo e participação popular. Dentre as PECs está a que garante mais transparência na prestação de serviços públicos por concessionárias e a que inibe ações do Executivo de criar ou alterar estruturas administrativas sem que haja amplo debate pelos parlamentares.
Comissões: O parlamentar ainda tem trabalhado fortemente na Comissão de Saúde. 
Recentemente, comemorou o decreto presidencial que estabelece nova forma de composição do teto SUS através da valorização de municípios e estados que se preocupam e investem na saúde básica. Essa fórmula sempre foi defendida por Edinho. É também é membro das Comissões de Segurança Pública, Esporte e Direitos Humanos.
Audiências Públicas: No início do mandato, Edinho realizou uma audiência pública com objetivo de dar visibilidade às pessoas com doenças raras no estado. A atividade resultou na elaboração do projeto lei que garante uma rede especializada de atendimento. Em Araraquara, Edinho realizou a audiência com a CPFL, responsável pelos serviços de abastecimento de energia na região, cobrando investimentos no setor e melhorias na rede de atendimento à população.
Online: Todas as iniciativas do deputado estão disponíveis para leitura, comentário e sugestões através do site www.edinhosilva.com.br. No link Ações Parlamentares, o internauta tem acesso à prestação de contas, discursos realizados na Tribuna da Assembleia, Projetos de Lei, requerimentos, PECs. Também contém matérias, fotos, áudios e vídeos sobre as atividades que Edinho participa.