Saúde prepara início da campanha de doação de medula óssea

Fotógrafo: João Pires/LBF
27/09/2011 - 02h27

A Secretaria Municipal de Saúde organiza os detalhes finais para o início do primeiro ciclo da Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea em Araraquara. A realização da campanha é do Hospital de Câncer de Barretos – Fundação Pio XII, em parceria com a Prefeitura e com o Hemonúcleo Regional de Araraquara da Unesp.
Entre os dias 3 e 8 de outubro, haverá pontos de cadastramento em alguns supermercados da cidade e também no Poupatempo. “Os pontos foram escolhidos por concentrarem grande fluxo de pessoas, e nossa intenção é, justamente, sensibilizar e cadastrar o maior número de possíveis doadores”, reforça o coordenador de Saúde do Adulto da Rede Básica de Saúde, Marco Antônio Caetano. 
O segundo ciclo da campanha de cadastramento acontecerá entre os dias 24 e 29 de outubro. 

Doação
Para se cadastrar e ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde; preencher um cadastro com dados completos e coletar uma pequena amostra de sangue (10ml) para um teste (HLA) que irá identificar a tipagem genética. “É uma coleta simples, igual a um exame normal de sangue feito em laboratório”, explica o coordenador.
Os dados, juntamente com o resultado do exame, serão encaminhados ao banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 
Hoje, cerca de dois mil pacientes aguardam a doação de uma medula compatível e a chance de encontrar um doador não-aparentado em âmbito nacional é de uma em cem mil.

Locais para Cadastramento

De 3 a 8 de outubro
Savegnago Supermercados, Extra Supermercado, Supermercado Patrezão (unidades 3 e 4), Poupatempo, Supermercado Ricoy, Supermercado 14 (Centro e Jardim Santa Lúcia).
Horário dos Supermercados – 9h às 19h
De 24 a 29 de outubro
Savegnago Supermercados, Extra Supermercado, Supermercado Patrezão (unidades 3 e 4), Poupatempo, Supermercado Ricoy, Supermercado 14 (Centro e Jardim Santa Lúcia), Panificadora Pão da Terra, Terminal de Integração, Praça de Santa Cruz, Casa da Cultura, Parque Infantil.