14/06/2021 - 19h44
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 14 de junho de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, Posturas e Sala do Empreendedor, com apoio da PM.
De 7 a 13 de junho, foram contabilizados um total de 2.592 ações de fiscalização. Destas, foram 1.264 registradas somente durante o fim de semana, de 11 a 13 de junho.
Dessas ações, de 7 a 13 de junho, foram 2.108 abordagens de pessoas físicas em barreiras sanitárias realizadas pela força-tarefa em acessos da cidade, além de 98 pessoas abordadas no Terminal Rodoviário, conforme previsto em decreto municipal. Deste total de abordagens, foram aplicados 934 testes rápidos e 11 foram positivados. E 1 veículo que não justificou a circulação na cidade retornou a seu destino de origem.
Foram fiscalizados ainda os seguintes pontos:
Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 91
Pesque-pague: 1
Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 38
Academias/ condicionamento físico: 23
Clubes/ salão de festas ou eventos: 13
Construção civil/ loja de material de construção: 10
Escolas: 7
Bancos: 2
Lotéricas/órgãos públicos: 3
Outros estabelecimentos comerciais: 125
Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 25
Residências/condomínios/repúblicas: 24
Praças/áreas públicas (outras): 30
Igrejas: 4
Destas ações, foram adotados os seguintes procedimentos:
Averiguação/ orientação verbal: 2.462
Notificação de orientação de pessoa física: 1
Notificação de orientação de pessoa jurídica: 7
Auto de constatação: 6
Auto de infração (multas): 31
Total de procedimentos – 2.535
Mais uma vez, o fim de semana exigiu muito esforço das equipes de fiscalização que intensificaram as ações em festas e reuniões clandestinas, espaços públicos com aglomerações e desrespeito às medidas sanitárias.
Foram muitas ocorrências com registro de autos de infração que têm consequências criminais, porque são encaminhados à Delegacia de Polícia para apuração de crime contra a saúde pública.
É fundamental que a população colabore, evitando qualquer tipo de aglomeração, usando máscara corretamente em locais públicos e respeitando a restrição noturna de circulação.
A força-tarefa da Prefeitura continua circulando pelas ruas e cobrando o cumprimento do decreto municipal, mas, somente com a participação de todos, será possível evitar que o município tenha que retroceder nas medidas restritivas.
Situação epidemiológica
Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 18 casos positivos de Coronavírus de 106 amostras analisadas em serviços públicos e privados de saúde. Portanto, Araraquara soma hoje 23.579 casos confirmados de Covid-19.
Do total de confirmados, 994 permanecem em quarentena e 22.110 já saíram. Aguardam resultado de exames 359 amostras.
Hoje, 202 pacientes estão internados. Destes, 105 confirmados estão em enfermaria e 97 confirmados estão na UTI.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 65% de leitos de enfermaria e 86% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 44 pacientes, o Hospital São Francisco tem 33 pacientes, o Hospital de Campanha tem 52 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 42 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 19 pacientes.
Do total de 202 internados, 121 são moradores de Araraquara e 81 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 30 estão em enfermaria e 51 estão em UTI.
Os 81 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (11), Angélica - Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (3), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (3), Borborema (3), Capivari (1), Costa Rica - Mato Grosso do Sul (1), Curupá (1), Descalvado (1), Dourado (1), Franca (1), Gavião Peixoto (5), Guaraci (1), Guariba (1), Ibaté (5), Ibitinga (2), Itápolis (5), Limeira (1), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (2), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lúcia (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3) e Taquaritinga (2).
Araraquara registrou, até o momento, 475 óbitos decorrentes de Covid-19. Os 3 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:
Homem de 91 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública no dia 13 de junho.
Homem de 53, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 11 de junho.
Homem de 56 anos, com comorbidades, que deu entrada em unidade de saúde da rede privada no dia 12 de junho.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Araraquara já aplicou, até o momento, 110.585 doses, sendo 72.542 da primeira dose e 38.043 da segunda dose.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H). As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.