Fábrica da cervejaria Estrella Galicia será o maior investimento privado da história de Araraquara

Empresa espanhola anunciou sua nova unidade oficialmente nesta quinta-feira (25), na presença do prefeito Edinho e do governador João Doria, em coletiva no Palácio dos Bandeirantes; é a...

25/11/2021 - 19h03

Economia

O prefeito Edinho, o governador João Doria (PSDB) e o CEO (diretor executivo) mundial da cervejaria Estrella Galicia, Ignácio Rivera, anunciaram oficialmente nesta quinta-feira (25) a vinda de uma fábrica da cervejaria espanhola para Araraquara, o que representa o maior investimento privado da história do município.

Será a primeira unidade da Estrella Galicia fora da Espanha — consequentemente, a primeira fábrica da empresa no Brasil e na América Latina. E a escolhida para esse investimento foi Araraquara. A Estrella Galicia é um dos maiores grupos de cervejarias do mundo e a marca mais vendida de cerveja dentro da Espanha.

A cervejaria ficará sediada em uma área de 250 mil m² ao lado da SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna). As obras têm previsão de serem iniciadas em maio de 2022. A estimativa é de que, em 2024, a Estrella Galicia de Araraquara já produza 72.445.123 litros de cerveja.

 

Até a implementação total do empreendimento, o investimento da Estrella Galicia deve chegar a R$ 2 bilhões, com produção estimada de 1,5 bilhão de litros de cerveja ao ano, gerando um incremento sem precedentes de arrecadação tributária pelo Município. Devem ser gerados 400 empregos diretos e 4 mil empregos indiretos.

A aquisição do terreno e a implantação da Estrella Galicia tiveram apoio do Investe SP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, ligada ao Governo do Estado de São Paulo.

"A minha fala é de gratidão à Estrella Galicia e ao apoio do Governo do Estado, por meio do Investe SP. A política é a arte de juntar esforços para buscar o bem comum. Estamos em um momento de saída da pandemia, de um impacto brutal na economia e na geração de empregos. E essa junção de esforços fez com que Araraquara recebesse o maior investimento privado de sua história. Precisamos gerar empregos e fazer nossa economia crescer", declarou o prefeito Edinho na entrevista coletiva.

O governador João Doria enalteceu o investimento feito pela cervejaria espanhola. "É um investimento muito importante para a região de Araraquara, para o estado de São Paulo e para o Brasil. O que o Brasil mais precisa neste momento, além de controlar a pandemia, é gerar empregos, promover renda e estimular o desenvolvimento econômico. E, com isso, o desenvolvimento social do estado e do nosso país", afirmou Doria.

Segundo Ignácio Rivera, CEO e bisneto do fundador da Estrella Galicia, a cerveja produzida em Araraquara pela empresa abastecerá não só o Brasil, mas também será enviada a países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Chile e Peru.

"Por que Araraquara? A matéria-prima fundamental da cerveja é a água. Estivemos à procura de encontrar essa água e, finalmente, nessa maravilhosa cidade de Araraquara, encontramos a quantidade e a qualidade da água que irá nos permitir fazer uma cerveja de altíssima qualidade no Brasil", disse Rivera.

A entrevista coletiva também teve participações da secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, e os secretários estaduais Henrique Meirelles (Fazenda e Planejamento), Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional) e Nelson Baeta (Orçamento e Gestão); o presidente da Investe SP, Gustavo Junqueira; o CEO da Estrella Galicia na América Latina, Fábio Rodrigues; o diretor da Estrella Galicia na Espanha, Antônio Castelo Ares; e o diretor de Assuntos Corporativos da Estrella Galicia, Antônio Viejo.

Também representando Araraquara estiveram o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Boi (MDB), e os vereadores Paulo Landim (PT), Filipa Brunelli (PT), Emanoel Sponton (Progressistas), Lucas Grecco (PSL), Hugo Adorno (Republicanos), João Clemente (PSDB) e Luna Meyer (PDT); as secretárias municipais Juliana Agatte (Governo, Planejamento e Finanças), Mariamália de Vasconcellos Augusto (Justiça, Modernização e Relações Institucionais) e  Sálua Kairuz (Desenvolvimento Urbano); o secretário Sérgio Pelícolla (Obras e Serviços Públicos); o coordenador Nilson Carneiro (Mobilidade Urbana) e o superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni.


Empresa centenária

A Estrella Galicia foi fundada por José María Rivera Corral, em 1906, na cidade de La Coruña, na Espanha. Depois de retornar de uma viagem ao México, o empresário construiu uma fábrica de gelo e cerveja, que até então era um negócio praticamente inexplorado na região. Assim nascia a "La Estrella de Galicia".

O primeiro processo de modernização e mecanização da fábrica veio na década de 1920, sob responsabilidade de D. Ramón Rivera. O filho do fundador buscou especialização fora da Espanha e se tornou um dos primeiros mestres cervejeiros certificados do seu país.

Os anos seguintes não foram fáceis: devido a problemas de abastecimento de água e cevada em consequência da Guerra Civil e da Segunda Guerra Mundial que envolveram a Espanha, a La Estrella de Galicia precisou interromper pela primeira e única vez na sua história a produção de cerveja. Apesar dessa situação, a resistência da família Rivera manteve a marca em pé e todos os empregos do seu quadro de funcionários.

Com a superação dessa crise, pouco tempo depois, nos anos 1950, a companhia investe novamente na remodelação de sua estrutura, aumentando e melhorando a automatização do processo produtivo. Com isso, os produtos ganharam consistência e personalidade própria. Dali em diante, o consumo de cerveja cresceu em ritmo vertiginoso.

Na década de 1970, a produção da Estrella Galicia já batia a marca de 10 milhões de litros. Esse aumento fez com que a companhia construísse uma nova planta fabril, inaugurada em 1972.

Nesse mesmo período, mais duas mudanças relevantes ocorrem: a marca La Estrella de Galicia é reformulada e passa a ser conhecida pela forma abreviada Estrella Galicia, além de incorporar o lema "Elaborado por Hijos de Rivera", ou "Elaborado pelos Filhos de Rivera" em tradução direta.

A companhia está presente no Brasil desde 2009 e já vende suas cervejas em 50 países. O Brasil é seu maior mercado fora da Espanha e parte central do plano de expansão da empresa.