Araraquara atinge 41% de crianças vacinadas contra Covid-19

Com trabalho realizado no "Dia D", Secretaria Municipal de Saúde imunizou um total de 7.369 crianças

Fotógrafo: Leila Penteado
31/01/2022 - 19h49

Saúde

Realizada no último final de semana em todas as 34 unidades de saúde de Araraquara e também na Carreta Furacão instalada no Parque Infantil, a ação denominada "Dia D da Vacinação Infantil" deu um impulso na imunização do público de 5 a 11 anos da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a campanha foi responsável pela vacinação de 2.269 crianças no sábado (29) e 1.067 no domingo (30), totalizando 3.633 no final de semana. Ao juntar com aquelas vacinadas desde o início da vacinação infantil no município, o número chega a 7.369, o que equivale a 41% do público-alvo.

Rodrigo Contrera Ramos, coordenador executivo de Vigilância em Saúde de Araraquara, vê com bons olhos o resultado do "Dia D", mesmo com a clima que atrapalhou os planos de muitas famílias na busca pelo imunizante. "Eu avalio a vacinação do Dia D como positiva, considerando que tivemos um final de semana bastante chuvoso, o que dificultou para alguns pais a levarem seus filhos para vacinar, mas ainda foi um número bem expressivo. Atingimos 41% da população alvo e esperamos atingir brevemente a meta, que é de 90%. Foi muito bom o trabalho no final de semana e esperamos que os pais possam levar seus filhos durante a semana para receber a vacinação, que é muito importante para evitar os casos graves e ter uma proteção maior, principalmente com o retorno às aulas", alertou.

A vacinação infantil na cidade teve início no último dia 19 de janeiro, com o atendimento de crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente ou comorbidades, que receberam a vacina da Pfizer. No último dia 25, a Prefeitura iniciou a vacinação nas crianças sem comorbidades. As crianças com 5 anos são vacinadas com o imunizante Pfizer, enquanto as crianças de 6 a 11 anos recebem a Coronavac.

Os polos de vacinação infantil utilizados são as unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Jardim América e Sesa (onde são distribuídas 100 senhas para o público infantil e 100 para o adulto). O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 8 às 15 horas. Recomenda-se que as crianças estejam acompanhadas por adulto responsável ou apresentem termo de assentimento. Para a vacinação das crianças, é necessária a apresentação do RG, CPF ou Cartão SUS.

Já a vacinação contra a Covid-19 para o público adulto é feita de segunda a sábado no drive thru do Cear, das 8 às 16 horas. O atendimento de segunda a sexta também é realizado nos polos de vacinação habituais, que são as unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa, das 8 às 15 horas.

Neste final de semana, Araraquara também ultrapassou a marca de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. Já foram aplicadas na cidade um total de 503.569 doses, sendo 209.565 da primeira dose, 199.357 da segunda dose e dose única e 94.647 de terceira dose.