Testagem de Covid-19 em Araraquara é referência nacional

Cidade testa 100% da demanda de sintomáticos e assintomáticos

02/02/2022 - 20h59

Saúde

A ampla testagem de Covid-19 em pacientes sintomáticos e assintomáticos em Araraquara é referência nacional e possui índices semelhantes a outros países considerados de “primeiro mundo”. O diagnóstico rápido e o isolamento de pessoas contaminadas são fundamentais para o maior controle da pandemia. Além disso, cada paciente positivado - ou mesmo negativado com sintomas -  é imediatamente consultado pelo médico e já sai com os medicamentos estabelecidos pelo protocolo de Covid-19, totalmente gratuitos, o que impede o agravamento da doença e o aumento das internações. 
 
Desde a circulação da variante ômicron no município e o aumento expressivo de casos, no mês de janeiro, já que não há limitação para testagem, o Hospital da Solidariedade (hospital de campanha) passou a abrigar uma central de testagem que se juntou às outras estruturas da rede de saúde que já eram utilizadas para diagnósticos.
 
Apesar da alta procura por parte da população, 100% dos pacientes com sintomas ou assintomáticos que procuram a rede municipal estão sendo testados.
 
“No hospital de campanha, criamos 32 postos de testagem em que as pessoas, além de fazerem o teste, se forem positivadas, passam já em consulta médica, são avaliadas e, se necessário, já recebem o medicamento que pode ser utilizado no tratamento. Isso é um grande avanço, porque não é apenas um serviço de testagem, mas também inclui orientação médica. Mais uma vez, Araraquara sai na frente, porque não está limitando o número de testes e muito menos impedindo que pessoas assintomáticas sejam testadas. Araraquara tem se destacado muito nesse combate à Covid-19, principalmente levando em consideração a variante ômicron”, explica a secretária de Saúde, Eliana Honain.
 
No momento, Araraquara possui 345.955 testes de Covid-19 desde o início da pandemia, o que significa um índice de 145.152 testes por 100 mil habitantes. No estado de São Paulo, segundo informações do site do Governo do Estado, esse número é de 50 mil testes/100 mil. A taxa nacional é de cerca de 30 mil testes/100 mil habitantes, de acordo com o site de estatísticas Worldometers. “As comparações são gritantes e mostram o quanto a cidade de Araraquara prioriza a defesa da vida no enfrentamento à pandemia”, opina Eliana Honain. 
 
Também segundo o Worldometers, o número de testes aplicados em Araraquara, quando levada em conta a proporção habitacional, é semelhante a países como Chile (155 mil testes/100 mil hab.), Uruguai (149 mil testes/100 mil hab.), Canadá (147 mil testes/100 mil hab.) e Espanha (141 mil testes/100 mil hab.). A cidade de Araraquara se enquadra no padrão internacional de enfrentamento à pandemia. 
 
“A testagem tem sido extremamente importante neste momento, porque, diante do grande número de positivados, nós precisamos reduzir a transmissão. Para reduzir a transmissão, nós precisamos identificar as pessoas que estão com o vírus. Por isso, nós estruturamos todo esse serviço para que as pessoas possam procurar e ser testadas”, analisa Eliana. 
 
Essa política de priorizar a Saúde faz com que Araraquara direcione todos os seus recursos no custeio da Saúde e no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Em 2021, a cidade investiu de recursos próprios mais de R$ 80 milhões só no combate à pandemia. Os gastos na Saúde em 2021 devem ficar por volta de 45% das receitas orçamentárias (a Constituição Federal obriga que os municípios gastem 15% das suas receitas).
 
“Muitas vezes ouço críticas de obras e serviços que foram suspensos. Algumas críticas são por desconhecimento de como funciona a máquina pública, outras são por maldade mesmo, mas eu nunca tive dúvidas: na maior tragédia humanitária da nossa história, não dá para hesitar. Salvar vidas é a prioridade”, afirma o prefeito Edinho. 
 
 
ONDE BUSCAR ATENDIMENTO E TESTAGEM PARA COVID-19 EM ARARAQUARA

 
Centro de Referência de Testagem
Das 7h às 19h (todos os dias)
Hospital de Campanha - Rua Domingos Zanin s/n - Jardim Ártico
(Linhas de ônibus - SÃO JOSÉ/SANTA ANGELINA, com itinerário parcialmente readequado, e SACHS/ATACADÃO)
Documentos necessários: CPF e comprovante de endereço atualizado
 
Unidades de Saúde
Jardim Paulistano
Cruzeiro do Sul
Selmi Dei I
Santa Angelina
Cecap
Das 17h às 20h (de segunda a sexta-feira)
100 senhas cada
 
Quiosques ao lado das Unidades de Saúde
Jardim Cruzeiro do Sul
Marivan
Parque São Paulo
Jardim Brasília
Das 9h às 13h (de segunda a sexta-feira)
100 senhas cada
 
Atendimento médico e testagem de sintomáticos
24 horas - todos os dias
Polo de Atendimento de Triagem da UPA da Vila Xavier
Rua José do Patrocínio, 660 – Vila Santa Maria (Vila Xavier)
 
Atendimento pediátrico - Menores de 12 anos com síndrome gripal
24 horas – todos os dias
UPA Central
Av. Maria Antônia Camargo de Oliveira, s/nº - Vila Velosa