Testagem Covid-19 para sintomáticos e assintomáticos continua no Centro de Referência e UPA da Vila Xavier

Devido à queda nas contaminações e redução na procura por testagem, o atendimento prestado, desde o início de janeiro, nos quiosques e em horário estendido nas unidades de saúde dos...

22/02/2022 - 20h17

Saúde

Devido à redução da demanda por testes para Covid-19, observada neste mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reorganizar sua estratégia de prestação do serviço. A partir deste sábado, 26 de fevereiro, o Centro de Referência de Testagem, instalado no Hospital de Campanha, e a UPA da Vila Xavier, vão concentrar a aplicação de testes para Covid-19, em sintomáticos e assintomáticos. 

O Centro de Testagem vai manter o atendimento da população das 7 às 19 horas, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, e a UPA VX continuará atendendo 24 horas. 

Haverá mudanças em relação às demais unidades de saúde que vêm atendendo a população em horários diferenciados desde o início de janeiro último, quando foi registrada a chegada da variante ômicron na cidade, com consequente aumento da demanda por testes e de casos positivados. 

Esta sexta-feira (25) será o último dia de atendimento nos quiosques instalados nas unidades de saúde do Jardim Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, que vêm atendendo a população das 9 às 13 horas. 

Houve redução da demanda por testes nas quatro unidades nas últimas semanas. No caso do Jardim Cruzeiro do Sul, por exemplo, comparando os números de testes aplicados em 1 de fevereiro e em 15 de fevereiro, a redução foi de 62%. Nos demais quiosques - no Marivan, Jardim Brasília e Parque São Paulo -, a queda foi de 11%, 29% e 30%, respectivamente. 

Também as unidades de saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina, Paulistano e Selmi Dei, deixarão de atender em horário estendido, das 17h às 20h, nesta sexta.

Nestas unidades de saúde o número de testes aplicados também caiu. De acordo com números da secretaria municipal de Saúde, a maior queda foi registrada na unidade do Selmi Dei; 53%, comparando os testes feitos no dia 1 e no dia 15 de fevereiro. No Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina e Paulistano, essa redução foi de 16%, 16%, 40% e 52%, respectivamente. 

“E essa redução da demanda continua sendo observada nesta última semana. O que nos fez rever a estratégia de testagem e decidir mudar o atendimento no mês de março, mantendo o Centro de Testagem, que tem capacidade para até mil testes por dia, e a UPA da Vila Xavier, que é nosso polo de atendimento para Covid-19. É sempre importante destacar que a demanda estabelece nossa estratégia de atendimento, que pode ser alterada, dependendo da situação epidemiológica. O objetivo é sempre manter o atendimento de qualidade que prestamos deste o início da pandemia, com planejamento e responsabilidade”, enfatiza a médica Talitha Martins, Coordenadora da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde. 

Todas as informações sobre a pandemia de Covid-19 no município, inclusive onde buscar testes, são atualizadas diariamente nas redes sociais e no site da Prefeitura.

 

Serviço – Onde fazer testagem Covid em Araraquara

(sintomáticos e assintomáticos)

 

Até sexta-feira (23 de fevereiro)

 

•        Centro de Testagem (Hospital de Campanha)

Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), das 07h às 19h

 

•        UPA da Vila Xavier

Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), 24 horas

 

•        Unidades de saúde do Cecap, Cruzeiro do Sul, Santa Angelina, Paulistano e Selmi Dei, de segunda a sexta (exceto feriados) das 17 às 20 horas

 

•        Quiosques nas unidades de saúde do Cruzeiro do Sul, Marivan, Parque São Paulo e Jardim Brasília, de segunda a sexta (exceto feriados) , das 9 às 13 horas.

 

A partir de sábado (26 de fevereiro)

 

•        Centro de Testagem (Hospital de Campanha)

Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), das 07h às 19h

 

•        UPA da Vila Xavier

Todos os dias (inclusive finais de semana e feriados), 24 horas