Chediek e setores do Executivo discutem APPs

Fotógrafo: João Pires/LBF
07/10/2011 - 02h27

O vereador Elias Chediek (PMDB) participou na quarta-feira, 05, de mais uma reunião com representantes dos setores responsáveis pelas Áreas de Preservação Permanente (APPs) do município (Secretarias de Meio Ambiente, Obras, Desenvolvimento Urbano e Negócios Jurídicos), a fim de discutir as formas de preservação e manutenção desses locais.
De acordo com Chediek, está em estudo a elaboração de uma lei municipal com o objetivo de estabelecer novos parâmetros com relação às APPs. “Tem áreas que não estão sob o poder do município e que, por esse motivo, necessitam de cobrança do IPTU. Grande parte dos proprietários não paga esse imposto porque esperam que a Prefeitura tome a área. Mas, essa não é, e nem deve ser a atitude do Governo. Por isso, pensamos na melhoria de algumas regras para que nem a cidade, nem a natureza, e nem os moradores saiam perdendo nessa história”, explica Chediek.
Depois de receber, via e-mail, uma série de reivindicações de moradores do Jardim Cambuy a respeito da falta de cuidados com o Córrego dos Cupins, Chediek convocou estas reuniões para discutir este caso e também a situação em que se encontram as demais Áreas de Preservação Permanente.
No caso do Jardim Cambuy, Chediek conta que tentará conseguir verba do Governo do Estado ou Governo Federal para a realização de obra para coletar a água de chuva em lagoa de contenção, o que diminuiria a velocidade da água e, consequentemente, a erosão do território.“O objetivo é dar maior atenção ao meio ambiente, buscando dar outras opções de uso aos proprietários de áreas de APP’s ou fazer com que o IPTU seja revisto”, disse.