Saúde orienta população sobre cuidados contra a Covid-19 no feriado

Medidas de prevenção, como uso de máscaras e higienização frequente das mãos, não devem ser esquecidas em viagens e encontros com familiares

24/02/2022 - 19h14

Saúde

Com o feriado prolongado de Carnaval se aproximando, a Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a continuar adotando medidas de prevenção da Covid-19. Apesar de as festas carnavalescas terem sido canceladas pelo Município, viagens e encontros familiares também podem ocasionar a contaminação e a transmissão da doença, caso as regras sanitárias não sejam seguidas. 

“A Secretaria Municipal de Saúde tem uma preocupação pelo momento em que as pessoas podem estar viajando ou mesmo se encontrando. Nesses momentos acaba havendo um relaxamento das medidas de contenção da transmissão do coronavírus, que é principalmente o uso de máscaras e higienização das mãos”, afirma a secretária de Saúde, Eliana Honain. 

“Esta é a orientação que a gente pede para as pessoas: mesmo que você vá para a praia, para uma fazenda ou para outros locais, mantenha o distanciamento, o uso de máscaras e a higienização das mãos”, complementa Eliana. 

Também fica a orientação para que as pessoas que começarem a apresentar sintomas durante o feriado aguardem alguns dias em isolamento e depois procurem os testes — no centro de testagem do hospital de campanha, das 7h às 19h, e na UPA da Vila Xavier, que funciona 24 horas por dia. 

Os principais sintomas da variante Ômicron (predominante desde o início do ano) são dor de garganta, dor de cabeça, um pouco de coriza e, em alguns casos, febre. “Se tiverem esses sintomas, as pessoas podem procurar as unidades a partir do terceiro dia para fazer o teste e saber se está com Covid ou não, evitando a transmissão para outras pessoas”, explica Eliana Honain.

 

Vacinação

Vale destacar que haverá plantão de vacinação contra a Covid-19 no sábado (26), das 8h às 15h. O público infantil pode ir até as unidades de saúde do Iguatemi, do Melhado, do Adalberto Roxo e do Jardim América. Já a vacinação adulta será realizada nas unidades de saúde da Vila Xavier, do Selmi Dei I, do Iedda e do Vale do Sol e no drive-thru do Cear. 

Na segunda (28) e na terça-feira (1º), a vacinação será suspensa por conta do ponto facultativo estabelecido pela portaria nº 27.762, publicada em 25 de janeiro de 2022. A vacinação será retomada normalmente na quarta-feira (2) nos pontos habituais. 

Até a manhã desta quinta-feira (24), de acordo com o Vacinômetro do Governo do Estado, Araraquara já havia aplicado 534.368 doses de vacinas contra a Covid-19, com 90,8% da população recebendo ao menos a primeira dose, 84,7% imunizados com duas doses ou dose única e 48,6% já com a terceira dose/dose adicional.

 

Regras sanitárias

O decreto municipal nº 12.807, publicado no início de fevereiro, estipula regras de enfrentamento da pandemia da Covid-19 relacionadas ao controle de acesso do público em eventos em geral. 

Em Araraquara, os eventos culturais, esportivos, religiosos ou corporativos, públicos ou particulares, poderão atender o público presencialmente, ainda que em pé, sem restrição de horário, desde que com controle de entrada para eventos em locais fechados, com ocupação permitida de até 70% da capacidade e higienização completa do local antes do início de cada sessão, show ou atividade. 

Pessoas maiores de 12 anos deverão ter comprovação de esquema vacinal completo, em duas doses ou dose única, enquanto crianças entre 5 e 11 anos devem comprovar pelo menos uma dose de vacina. Todas as pessoas presentes maiores de 2 anos devem utilizar corretamente as máscaras faciais. 

Além do uso de máscaras, também continua obrigatória a desinfecção total dos locais dos eventos após o encerramento das atividades diárias e a desinfecção de superfícies de contato constante durante o horário de atendimento presencial, além da disponibilização de álcool gel a 70% nas entradas dos espaços. 

A Prefeitura fará fiscalização por amostragem na entrada de eventos, devendo as pessoas portarem, a todo tempo, um documento de identificação com foto e comprovação vacinal pertinente. Em caso de descumprimento das normas, sofrerão sanções previstas em lei (multa e/ou cassação de alvará de funcionamento) os estabelecimentos onde foram realizados os eventos, os responsáveis legais pela realização de eventos e os frequentadores.

 

ONDE REALIZAR TESTAGEM PARA COVID-19 A PARTIR DE SÁBADO (26), DURANTE O FERIADO (SINTOMÁTICOS OU ASSINTOMÁTICOS)

 

Centro de Testagem (hospital de campanha): todos os dias, das 7h às 19h

 

UPA da Vila Xavier: todos os dias, 24 horas por dia

 

PLANTÃO DE VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 NESTE SÁBADO (DAS 8H ÀS 15H)

 

Público infantil: unidades de saúde do Iguatemi, do Melhado, do Adalberto Roxo e do Jardim América

* Apresentar comprovante de endereço, RG, CPF ou Cartão SUS e carteirinha de vacinação, no caso da 2ª dose

 

Público adulto: unidades de saúde da Vila Xavier, do Selmi Dei I, do Iedda e do Vale do Sol; drive-thru do Cear

* Apresentar documentos pessoais, comprovante de endereço e carteirinha de vacinação, nos casos de 2ª e 3ª doses