A Maternidade Gota de Leite, em Araraquara, recebeu nesta quinta-feira (5) um aparelho de hipotermia terapêutica e um berço aquecido, doados pelo Rotary. Os equipamentos ampliam os recursos disponíveis para a assistência neonatal na instituição, referência no atendimento materno-infantil para 23 municípios.
O destaque é o primeiro aparelho de hipotermia terapêutica da maternidade. Segundo a coordenadora médica da UTI Neonatal e Pediátrica, Rosana Smirne de Matos, a tecnologia é utilizada em casos específicos de recém-nascidos que sofreram falta de oxigênio no período próximo ao nascimento.
O procedimento permite reduzir a temperatura corporal de maneira controlada, com indicação e acompanhamento especializado, buscando diminuir o risco de lesões neurológicas.
Projeto desenvolvido ao longo de quatro anos
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Emanuelle Laurenti, a doação é resultado de um trabalho desenvolvido durante quatro anos, envolvendo profissionais da maternidade e representantes do Rotary.
A iniciativa começou após uma palestra em que Rosana apresentou à instituição a necessidade do equipamento para o atendimento neonatal. A partir desse contato, o Rotary passou a trabalhar na viabilização da doação.
“Foi uma união de forças conduzida pela médica coordenadora da Neonatologia, Dra. Rosana, por toda a equipe da Gota de Leite e pelo Rotary Clube”, afirmou a secretária.
Reforço à assistência regional
Para a diretora da Fungota, Graziele Farias de Lima, os equipamentos oferecem mais recursos para o atendimento de bebês em situações delicadas e fortalecem a assistência prestada pela maternidade.
Além do aparelho de hipotermia terapêutica, o berço aquecido será utilizado conforme a necessidade dos pequenos pacientes, ampliando a estrutura disponível para os cuidados neonatais.
Rafael Alves Ferreira, apresentado no comunicado como governador distrital do Rotary no período 2025–2026, destacou a participação da instituição em projetos voltados à comunidade e os benefícios esperados para as famílias atendidas.
Segundo a maternidade, a incorporação dos equipamentos reforça o atendimento de recém-nascidos de Araraquara e dos demais municípios que utilizam o serviço.
Acompanhe o Folha da Cidade no Google
Escolha o Folha da Cidade como fonte preferida para encontrar nossas noticias com mais facilidade na Pesquisa Google.