Saúde na Praça oferece atividades gratuitas em nove modalidades

Projeto abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade

24/02/2022 - 19h26

Saúde

Após encerrar o ano de 2021 com grande sucesso com o atendimento de aproximadamente 1.200 alunos, o projeto Saúde na Praça vem aos poucos retomando todas as suas modalidades em 2022. A iniciativa, que é oferecida em todas as regiões da cidade, abrange pessoas com idade a partir de 17 anos, porém procura atender preferencialmente a terceira idade.

Bruno Marcos Castilho de Castro, gestor do Saúde na Praça, analisou o momento atual do projeto. "Retornaremos com todos os nossos polos a partir de março e estamos nos empenhando para aumentar o número de polos de atendimento e de alunos participantes, sempre com o objetivo de melhorar a saúde da população de Araraquara", assegurou.

A modalidade que mais conta com pontos de prática na cidade é a ginástica geral, com 23 polos localizados no USF do Jardim Brasília, Jardim Del Rei, salão do Meninão, quiosque da Penitenciária, USF do Jardim Marivan, Parque Infantil, Bueno de Andrada, Jardim Martinez, Lar São Francisco, Jardim Maria Luiza, Parque do Botânico, USF do Jardim das Hortências, SABSA, Praça do Carmo, São Geraldo, salão da praça do Santana, Centro Dia, CRAS do Selmi Dei, USF Jd. Laranjeiras 1, USF Jd. Paraíso, USF Jd. Laranjeiras 2, Sala de Judô (Ferroviária) e Área de Lazer Tom Zé (Jardim América).

A zumba também possui forte adesão na cidade, com 18 pontos Jardim Santa Clara, USF Altos de Pinheiros, Residencial Alamedas, USF Jardim Laranjeiras 2, salão do Martinez, Maria Luiza, Jardim Imperador, Meninão, Jardim Paraíso, Praça do Jardim Paulistano, Cecap, Parque do Botânico, Yolanda Ópice, Parque Infantil, Assentamento Bela Vista, Assentamento Monte Alegre, Jardim Indaiá e Valle Verde (Quilombo Rosa).

A yoga possui 9 polos: Casa de Acolhida “Assad Kan”, Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, CRAS CECAP, CRAS Yolanda Ópice, CRAS Jardim Cruzeiro do Sul, CRAS Jardim Hortências, CRAS Parque São Paulo e assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. A ginástica laboral conta com seis locais de prática e atende a Secretaria de Meio Ambiente, Coordenadoria de Trânsito, Gestão e Fiscalização de Trânsito, Prefeitura, SESMT e Recursos Humanos. O Lian Gong é oferecido em 4 polos: Vila Melhado, praça da Escola Antônio Lourenço Corrêa, Jardim Paulistano e Praça Pedro de Toledo. Já o Tai Chi Chuan é oferecido em 5 pontos: Residencial Alamedas, Parque São Paulo, Valle Verde (Quilombo Rosa), Pavilhão Weenis Dias Macieira (Cear) e Centro da Juventude. A ginástica artística para idosos também é oferecida no Pavilhão Weenis Dias Macieira (Cear), enquanto as aulas de hidroginástica são oferecidas no Clube da Engenharia.

O projeto também conta com a dança de salão, que é oferecida no período da manhã no Pavilhão Weenis Dias Macieira (Cear), porém a organização ainda procura um espaço adequado para as aulas no período noturno. Também serão oferecidas atividades na Casa de Acolhida São Pio e para os funcionários dos postos de saúde.

Mais informações sobre o projeto Saúde na Praça podem ser obtidas pelo telefone (16) 3303-2708.