Na inauguração do serviço de radioterapia, autoridades se unem em favor da Santa Casa

Evento contou com representantes de várias instâncias políticas

14/03/2022 - 22h30

Saúde

O cerimonial da Santa Casa iniciou o evento de inauguração oficial do serviço de radioterapia do Hospital de Câncer de Araraquara na última sexta-feira (11) destacando que era um sonho se tornando realidade. 

Foi um esforço conjunto, envolvendo a Meias Lupo, empresa parceira da Santa Casa, e de lideranças políticas que viabilizaram junto ao Ministério da Saúde a entrega de um novo Acelerador Linear para integrar e fortalecer os serviços de radioterapia. Araraquara ganha em qualidade e tecnologia no tratamento aos pacientes oncológicos da cidade e de mais 23 municípios da região. 

O presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), e os vereadores Gerson da Farmácia (MDB), Marchese da Rádio (Patriota), Thainara Faria (PT), Guilherme Bianco (PCdoB) e Paulo Landim (PT) estiveram presentes, assim como vários colaboradores da Santa Casa e autoridades que fizeram parte da conquista deste projeto. 

O provedor, Marco Antônio Castelli Brandão, destacou que as forças políticas dos últimos 40 anos que ajudaram a Santa Casa estavam presentes. Falou sobre a importância desse novo equipamento e do espaço, dos serviços de radioterapia para atender com alta tecnologia os pacientes de toda a região e sobre a situação que o hospital enfrenta, principalmente as dificuldades de custeio. 

Para Liliana Aufiero, diretora-presidente da Lupo, é um orgulho que sua empresa possa ter ajudado a instituição Santa Casa ao longo dos seus 100 anos. 

O ex-deputado Roberto Massafera lembrou a história da Santa Casa, do pronto socorro, e disse que o hospital de 120 anos participa efetivamente da vida de Araraquara e que hoje há uma defasagem muito grande entre a tecnologia e a população. 

Já o prefeito Edinho Silva (PT) salientou que “a Santa Casa foi criada pela comunidade araraquarense e em todas as suas dificuldades ela encontrou saídas mobilizando a sociedade. A Santa Casa sempre uniu todas as forças políticas da cidade e sempre foi o elemento convergente. E é assim que tem que ser, pois a Santa Casa pertence ao povo de Araraquara”, disse, solicitando ao deputado federal Baleia Rossi (MDB) que lidere na Câmara dos Deputados uma repactuação do sistema, para aumentar a capacidade de financiamento do SUS. 

O ex-prefeito Marcelo Barbieri também foi enfático na defesa de se manter a Santa Casa funcionando e forte. “Nós estamos aqui para salvar a Santa Casa. Esse serviço que inauguramos hoje vai ajudar. O hospital vive um momento crucial e estamos procurando unir todas as tendências políticas e ideológicas, pois a Santa Casa está acima de interesses, quaisquer que sejam. Nós temos que nos orgulhar do que temos.” 

Em seu pronunciamento, Baleia Rossi, que encaminhou, somente no último período, mais de R$ 4 milhões para Araraquara, surpreendeu a todos com uma notícia. “Eu tenho mesmo encaminhado os recursos para a cidade, mas não é mais do que minha obrigação. Se todo deputado que teve voto em Araraquara voltasse uma vez, nós não teríamos essas dificuldades na Santa Casa ou em outras entidades”, disse, anunciando, para alegria dos presentes que “no mais tardar, no início de abril, eu me comprometo a encaminhar, para custeio, mais R$ 1 milhão”. 

Boi destacou o papel do vereador quando o assunto é saúde e a disposição do deputado Baleia Rossi em sempre ajudar com Emendas Parlamentares. “Nós, vereadores, somos os mais próximos das pessoas. É no vereador que a população busca a solução imediata dos seus problemas. Quando a gente procura o Brandão, levando as demandas, é o reflexo do que acontece na cidade, principalmente nesse período de pandemia, quando o estado emocional está abalado e o povo enfrentando tantas dificuldades. Já o Baleia sempre foi muito solícito, encaminhando para Araraquara milhões de reais em emendas, que ajudaram muito a nossa cidade. Quando nós o procuramos e mostramos a proporção das dificuldades do hospital, ele faz acontecer. Eu quero, em nome da Câmara Municipal, agradecer a todos que viabilizaram a realização desse sonho e, em especial, à Santa Casa e aos colaboradores, que mesmo com as dificuldades por quais passam, fazem o melhor para a nossa cidade.  E hoje, a inauguração desse serviço de radioterapia do Hospital de Câncer é a prova disso”, finalizou o presidente da Casa de Leis.