Gota de Leite faz campanha por mais doadoras de leite humano

Neste mês de maio, campanha visa sensibilizar novas doações por conta do aumento da demanda pelo leite

Fotógrafo: Divulgação
17/05/2022 - 00h41

Durante todo este mês de maio, a Maternidade Gota de Leite realiza, em Araraquara, uma campanha de incentivo para aumentar o número de mulheres doadoras de leite humano, alimento de vital importância para o bebê recém-nascido, especialmente de forma prematura. 

Para marcar a campanha e o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, em 19 de maio, a Maternidade decidiu homenagear as atuais doadoras com um café da tarde, realizado na última sexta-feira, dia 13. 

De acordo com a nutricionista e coordenadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite, Mayara Assoni, o incentivo para se captar novas doadoras visa manter o estoque do produto e fazer frente ao aumento da demanda. 

“Nos últimos meses, aumentou bastante a demanda por leite humano. Estamos, em média, com dez prematuros por dia precisando deste produto, que é o melhor alimento para o crescimento e desenvolvimento do bebê”, enfatiza a nutricionista. 

Ainda de acordo com Mayara, a Gota de Leite prioriza o leite humano para bebês prematuros de extremo ou baixo peso. Por isso, são necessárias novas doações para aumentar o estoque. 

Vale lembrar que para se tornar doadora, basta a mulher comparecer pessoalmente à Gota de Leite, ao menos uma primeira vez, e preencher um cadastro. Além de fazer o exame de sangue, a futura doadora receberá um kit para a coleta em casa, já que a própria maternidade se encarrega de recolher o leite em domicílio. 

“O leite humano é o primeiro e o principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno”, reitera Mayara Assoni. 

O Posto de Coleta de Leite Humano da Gota de Leite fica na Rua Carlos Gomes (Rua 6), nº 1610, no Centro de Araraquara, com telefone (16) 3305-1530.

 

Legislação 

Também vale destacar que em 2017 o prefeito Edinho sancionou a lei pelo Dia Municipal de Doação do Leite Humano que, de autoria do vereador Rafael de Angeli (PSDB), é comemorado em 19 de maio. 

O objetivo desta lei é levar informações sobre os benefícios do aleitamento materno para mães e bebês, e incentivar as doações.