Facira recebe R$ 300 mil do governo Dilma

14/10/2011 - 02h41

A Facira 2011 (Feira Agro Comercial e Industrial da Região de Araraquara) receberá R$ 300 mil do governo federal. A verba, do Ministério do Turismo, será repassada à organização da feira através da Prefeitura Municipal. O dinheiro havia sido solicitado por meio de emenda do deputado federal Dimas Ramalho, mas estava bloqueado por decisão do governo em aumentar o rigor na liberação das emendas apresentadas ao Ministério do Turismo.
A liberação foi anunciada na abertura da Facira, nessa terça-feira, dia 11, à noite, pelo deputado estadual e ex-prefeito Edinho Silva. “A pedido do prefeito Marcelo Barbieri, vinha fazendo gestões junto ao governo da presidenta Dilma pela liberação dos recursos. Tive que me dedicar muito, mas o fato de a emenda ter sido apresentada pelo deputado Dimas Ramalho, um parlamentar de muita credibilidade no Congresso, ajudou", disse Edinho.
O deputado informou ter recebido a notícia da liberação, via telefone celular, quando se dirigia, com a esposa Andréa Túbero Silva, para a abertura do evento. “Agradeço muito ao governo da presidenta Dilma, especialmente à ministra Ideli Salvati, com quem mantive vários contatos telefônicos nos últimos dias”, afirmou.
O recurso vai ajudar no custeio da feira, aumentando, consequentemente, o valor rateado entre as entidades assistenciais de Araraquara, cadastradas no FISA, que trabalham no local durante os dias de atividade.

Vocação é a solidariedade
Edinho falou da importância da Facira como evento de negócios, que desperta o interesse das empresas por Araraquara e faz surgir novos empreendimentos, movimentando a economia e gerando riquezas e empregos. “Mas a vocação da Facira é a solidariedade humana e não pode haver vocação maior que essa. Somos a única cidade desse país a organizar uma feira movida pela solidariedade. A Facira nasceu da movimentação das entidades filantrópicas de Araraquara e ela vai crescer e se desenvolver ancorada pela solidariedade”, destacou.
Segundo o deputado, a população vai ao evento por saber que todo o valor repassado ao Fisa, é destinado às pessoas beneficiadas pelas entidades assistenciais da cidade. “A vocação da nossa feira é aquecer o coração do povo de Araraquara. Nós vamos voltar a ter 200 mil pessoas aqui dentro porque elas sabem que, no final da feira, ajudaram na construção de uma Araraquara mais justa e humana”, disse.
Também compareceram à abertura da Facira 2011, o prefeito Marcelo Barbieri, o deputado federal Dimas Ramalho, o presidente da Câmara Municipal, Aluizio Braz, Eneida Miranda de Toledo, presidente da Morada do Sol Turismo, dona dos pavilhões onde se realiza a feira, Milton Domingues Júnior, presidente do Fisa, vereadores e autoridades ligadas às policiais civil e militar e ao judiciário.
Após a solenidade de abertura, Edinho Silva e a esposa Andréa visitaram alguns estandes, entre eles o da rede de supermercados Patrezão. O deputado foi recebido pelo diretor da empresa, Geraldo Patreze, que falou sobre a expansão da rede. O Patrezão finaliza a construção de um hipermercado na rua Maurício Galli, no Jardim Marivan, que terá 26,7 mil m² de área. A loja, com inauguração prevista para o final deste ano, terá, também, espaço para locação, destinado a outros ramos de atividades, como lotérica e salão de beleza, por exemplo.