Covid-19: Saúde inicia aplicação da 3ª dose em adolescentes de 12 a 17 anos nesta quinta (2)

Essa faixa etária receberá a dose de reforço da vacina em todos os polos de vacinação de adultos

01/06/2022 - 21h33

A Prefeitura de Araraquara, através da Secretaria Municipal da Saúde, vai iniciar nesta quinta-feira (2) a aplicação da 3ª dose ou dose de reforço da vacina a Covid-19 em todos os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham tomado a 2ª dose há pelo menos quatro meses. A vacina da Pfizer ou a Coronavac podem ser usadas, de acordo com a disponibilidade, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Esse público será atendido nos polos de vacinação de adultos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. No ato da imunização, é obrigatória a apresentação da carteirinha de vacinação contra a Covid e documentos pessoais.  

A recomendação dessa dose de reforço também vale para adolescentes de 12 a 17 anos gestantes e puérperas, com apresentação de uma carta do médico de anuência 

A Comissão de Organização de Vacinação do Município aguardava a entrega de imunizantes pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III), do governo estadual, para iniciar o atendimento desse público. 

No caso dos adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos, essa terceira dose já vinha sendo aplicada, assim como as pessoas com 60 anos ou mais e pessoas imunossuprimidas já vêm sendo atendidas com a quarta dose, em todos os polos de vacinação. 

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que todos os públicos atendidos, infantil ou adulto, completem o seu calendário vacinal. A vacina é a principal arma contra as formas mais graves da doença.

 

Prossegue 

E prossegue no município a vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 anos a 11 anos nas unidades de saúde do Jardim Iguatemi, Melhado, Adalberto Roxo, Hortências, Jardim América e Sesa, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas. 

A vacinação do público adulto é feita também de segunda a sexta, das 8 às 15 horas, nas unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa.  

As informações completas sobre o calendário vacinal são atualizadas no site e nas redes sociais da Prefeitura. 

Já foram aplicadas no município 591.534 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 219.821 da primeira dose, 214.548 da segunda dose e dose única e 157.165 de terceira dose. 

As testagens para Covid-19 são feitas no polo de triagem da UPA da Vila Xavier, que atende 24 horas. É obrigatória a apresentação de documentos pessoais e comprovante de endereço.

 

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19

 

A partir de 2 de junho

 

3ª dose ou dose de reforço - adolescentes entre 12 e 17 anos

(obrigatório intervalo de 4 meses da 2ª dose)

 

ONDE: Polos de vacinação de adultos (unidades de saúde da Vila Xavier, Jardim Iedda, Selmi Dei I, Vale do Sol, Bueno de Andrade, Assentamento Bela Vista e unidade do Sesa) 

 

Quando: De segunda a sexta, das 8 às 15 horas