Unidade de Saúde do Parque São Paulo realiza ação sobre tratamento do tabagismo

30/06/2022 - 21h06

A equipe da Estratégia de Saúde da Família “Gustavo Moraes Júnior”, do Parque Residencial São Paulo, na zona leste de Araraquara, realizou na quinta-feira (30) ação de conscientização sobre os malefícios do tabagismo e divulgação do programa de tratamento da Secretaria Municipal de Saúde. 

O evento teve um posto fixo em ponto estratégico do bairro, em frente ao supermercado Tosão, de grande circulação de pessoas. A equipe formada por agentes comunitárias de saúde, técnicas de enfermagem, médica, dentista, auxiliar de saúde bucal e auxiliar administrativo percorreu as principais vias do comércio distribuindo folders educativos e orientando a população 

Durante a abordagem os profissionais de saúde detalharam os benefícios de não consumir cigarros, inclusive os eletrônicos, charutos e quaisquer outros tipos de tabacos. E também o encaminhamento dos consumidores afetados pelo tabagismo à unidade de saúde do bairro para aconselhamento e integração, de livre espontânea vontade, ao grupo de tabaco da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Tabagismo 

O tabagismo é a dependência física e/ou psicológica do consumo de nicotina. Essa substância está presente, principalmente, no tabaco e, consequentemente, no cigarro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 brasileiros morrem a cada dia por conta de consequências do tabagismo.