Parque do Basalto recebe Encontro Intermunicipal de Arborização Urbana

Encontro vai contar com a participação de especialistas da área e representantes de cidades da região

05/07/2022 - 20h38

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza na próxima quarta-feira (13), das 08h às 17h, o Encontro Intermunicipal de Arborização Urbana, no Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto. O evento, que reunirá especialistas da área e representantes de cidades da região, conta com o apoio da Tácito Consultoria Ambiental e Turística e do programa Município Verde Azul. 

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, destaca que o encontro contempla os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “Esse evento irá nos ajudar a cumprir alguns dos 17 objetivos e 169 metas que a ONU determinou para busca do desenvolvimento sustentável”. 

Porsani destaca que o evento é gratuito e aberto a toda população. “Pedimos somente que as pessoas façam a inscrição e tragam um quilo de alimento não perecível que será doado às entidades socioassistenciais da cidade”. Os participantes receberão certificados ao final do evento. 

As inscrições estão abertas e podem ser feitas de forma online através do link: https://docs.google.com/ forms/d/e/1FAIpQLScEVdmf0_YaXY LKqrv4cpyZSMFKd7EKHbcy_BkgVX00 pgymBQ/viewform
 

Cabe lembrar que o Parque Natural Municipal de Proteção Integral do Basalto está localizado na Av. São João, s/n° - Jd. Pinheiros. Confira a programação completa:

 

08h00 – Credenciamento 

08h30 – Abertura 

08h45 – Apresentação Eng. Agr. José Walter Figueiredo – princípios da arborização urbana 

09h00 – Apresentação de experiências na arborização urbana de municípios paulistas 

11h30 – Apresentação Prof. Demostenes (Esalq) – utilização de tomógrafo na arborização 

12h00 – Almoço 

13h00 – Apresentação PM Ourinhos – software de gestão PMVA e ações correlatas 

13h20 – Apresentação PM Ribeirão Pires – gestão de animais domésticos e silvestres 

13h40 – Apresentação Biól. Nina Cavalcanti – metodologia de avaliação de risco de árvores 

14h20 – Apresentação Eng. Agr. Joaquim Teotônio – práticas de podas e cuidados 

15h30 – Entrega de certificados