Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araraquara participaram, nesta sexta-feira (6), do 2º Encontro Intermunicipal sobre Adaptação Climática e Planos Municipais de Adaptação, realizado em Matão. A atividade integrou a programação do AGP – Ação Climática e teve como referência a experiência de Araraquara no planejamento de ações voltadas à redução de riscos.
O encontro reuniu profissionais da administração pública de Matão e de municípios da região, entre eles Taquaritinga, Itápolis e Santa Ernestina, com participação de equipes de Meio Ambiente e Defesa Civil.
As discussões abordaram a elaboração de planos municipais, a prevenção de desastres e o fortalecimento da capacidade das cidades de enfrentar os impactos das mudanças climáticas.
Troca de experiências entre municípios
A participação deu continuidade ao diálogo iniciado no ano anterior, quando integrantes do Comitê Técnico de Redução de Riscos e Adaptação à Mudança do Clima de Araraquara estiveram em Matão para apresentar práticas e iniciativas desenvolvidas pelo município.
Nesta segunda edição, o foco esteve no compartilhamento de experiências de planejamento e implementação de medidas de adaptação. A proposta foi ampliar a cooperação regional e contribuir para a construção de estratégias adequadas às necessidades de cada cidade.
Programa apoia a gestão pública
O AGP – Ação Climática é uma iniciativa do Instituto Votorantim, em parceria com a Citrosuco e com apoio técnico do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces).
O programa busca fortalecer a atuação das administrações municipais em gestão de riscos de desastres, adaptação às mudanças climáticas e resiliência climática. Matão está entre os municípios selecionados para participar da iniciativa.
A troca de conhecimentos entre as equipes pretende apoiar o desenvolvimento de políticas públicas e ampliar a articulação regional para prevenir e enfrentar situações de risco.
Acompanhe o Folha da Cidade no Google
Escolha o Folha da Cidade como fonte preferida para encontrar nossas noticias com mais facilidade na Pesquisa Google.