Unidade de Saúde do Parque São Paulo realiza ação sobre tratamento do tabagismo

07/07/2022 - 21h32

A equipe da Estratégia de Saúde da Família “Gustavo Moraes Júnior”, do Parque Residencial São Paulo, na zona leste de Araraquara, realizou na última semana ação de conscientização sobre os malefícios do tabagismo e divulgação do programa de programa de tratamento da Secretaria Municipal de Saúde. 

O evento teve um posto fixo em ponto estratégico do bairro, em frente ao supermercado Tosão, de grande circulação de pessoas. A equipes formada por agentes comunitárias de saúde, técnicas de enfermagem, médica, dentista, auxiliar de saúde bucal e auxiliar administrativo percorreu as principais vias do comércio distribuindo folders educativos e orientando a população 

Durante a abordagem os profissionais de saúde detalharam os benefícios de não consumir cigarros, inclusive os eletrônicos, charutos e quaisquer outros tipos de tabacos. E também o encaminhamento dos consumidores afetados pelo tabagismo à unidade de saúde do bairro para aconselhamento e integração, de livre espontânea vontade, ao grupo de tabaco da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Tabagismo 

O tabagismo é a dependência física e/ou psicológica do consumo de nicotina. Essa substância está presente, principalmente, no tabaco e, consequentemente, no cigarro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 brasileiros morrem a cada dia por conta de consequências do tabagismo.