Evento na praça do Paço destaca a importância do aleitamento materno nesta sexta (5)

Equipes da Gota de Leite estarão cadastrando interessadas em doar para o Posto de Coleta de Leite Humano

Fotógrafo: Arquivo
04/08/2022 - 22h05

A Maternidade Gota de Leite realiza nesta sexta-feira (5), das 9h30 às 17 horas, na praça do Paço Municipal, uma programação especial com palestras e orientações sobre a importância do aleitamento materno e também a doação de leite humano.

O evento marca a Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022, uma campanha global organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e tem como objetivo promover a amamentação exclusiva para os primeiros seis meses de vida e continuada até pelo menos os dois anos de idade. 

Serão realizadas palestras, as 10 e as 15 horas, sobre amamentação e doação de leite humano. Além disso, durante todo o dia, equipes da Gota estarão tirando dúvidas e prestando atendimento para preenchimento de cadastro para doação de leite materno.

Qualquer mulher que esteja amamentando pode ser doadora do Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Gota de Leite. Basta ser saudável, não fumar mais de 10 cigarros por dia, não fazer uso de drogas ou bebidas alcoólicas, e não ter doenças infectocontagiosas. A doadora passa por uma triagem, onde é preenchido o cadastro e colhido os exames de sangue necessários. Além disso, ela recebe toda a orientação para coleta do leite em casa.

Um litro de leite materno pode salvar a vida de até 10 bebês internados em UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo) neonatais.  É o alimento mais completo que existe para o recém-nascido, por isso, é muito importante, principalmente para os que estão internados. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.

Todas essas orientações, que são passadas diariamente na Gota de Leite às gestantes e lactantes, estarão em pauta nesse dia especial, na Praça do Paço.

Além disso, das 9h30 às 14 horas, em parceria com a DrogaVen, será realizada aferição de pressão arterial e glicemia.