Fórum do Espaço Crescer discute saúde mental infantil

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/10/2011 - 02h34

O primeiro dia do II Fórum do Espaço Crescer “Cuidando para Cuidar” começou nessa quarta-feira (19) com a presença de profissionais da área de saúde e população. O evento segue nesta quinta-feira (20), a partir das 13h30, no Sesc Araraquara. O Espaço Crescer – Centro de atenção à criança é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, onde é desenvolvido o programa de Saúde Mental e Reabilitação Infantil voltado para crianças de seis meses a 12 anos incompletos e seus familiares.
O II Fórum tem como objetivo qualificar e fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam na perspectiva de saúde mental, promover troca de experiências e também aumentar o vínculo entre os familiares, crianças e profissionais. 
A secretária de Saúde, Dra. Regina Barbieri Ferreira, que na ocasião representou o prefeito Marcelo Barbieri, fez um breve histórico do programa de saúde mental infantil, destacando seu início em 1991, quando funcionava em uma unidade de Saúde na Vila Xavier. “Este foi o embrião em Saúde Mental no município, já nessa época a prioridade era o atendimento às crianças, contudo toda a população era atendida pela equipe”, disse. A fundação do atual Espaço Crescer ocorreu em 2006.
Por mês, são realizados cerca de 4 mil atendimentos nas especialidades de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, assistência social, pediatria, neurologia, psiquiatria, geneticista e enfermagem. O Espaço Crescer já contabiliza aproximadamente 16 mil prontuários de crianças atendidas.
“Sinto orgulho ao ver a relação dos profissionais com as crianças e familiares que freqüentam a unidade e desejo que todo o sistema de saúde seja assim”, ressaltou a secretária.
A gerente de Saúde Mental e Reabilitação, Carina Robles Angelini, destacou a capacidade da equipe em planejar e realizar um evento como o Fórum, “que esse possa ser mais um momento de crescimento e troca de experiências”.
Já a coordenadora do Espaço Crescer, Maria Paula Cunha, disse que o Fórum soma ao trabalho realizado diariamente na unidade.
“Queremos valorizar o diálogo, a escuta e discutir possibilidades para o fortalecimento da saúde integral das crianças”, observou Maria Paula.

Atividades

Durante a tarde, foram apresentadas palestras pelo psicólogo e presidente da Spagesp – Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, Alexandre Mantovani e também pela psicóloga Fernanda Maria Donato Gomes.
As atividades seguiram com a mesa de trabalho temática “Pensando sobre a Hiperatividade” e contou com a participação de experientes profissionais da área de saúde.
Para o segundo dia do Fórum está programada a palestra “Elogio as mães más”, com a psicanalista Suely Delboni e a mesa de trabalho com o tema “Lidando com as diferenças”.

Crescer Feliz

Na sexta-feira (21), para encerrar o Fórum, a equipe do Espaço Crescer prepara a terceira edição da festa “Crescer Feliz” para as crianças atendidas no órgão municipal e seus familiares. O evento tem o apoio do Fundo Social de Solidariedade e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara.