Dia Municipal do Brincar é elogiado em congresso internacional

20/10/2011 - 02h39

No dia 14 de outubro, o Dia Municipal do Brincar, de Araraquara, foi apresentado no 12º Congresso Internacional de Brinquedotecas: “A Brinquedoteca de Hoje em Dia”, realizado entre os dias 11 e 15 de outubro, em São Paulo.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, que, em 2008, como vereador foi o autor da lei municipal, prestigiou a apresentação da coordenadora do projeto e do Núcleo da Associação Brasileira de Brinquedotecas em Araraquara, Lucy Alves Correa. 
Para Porsani, a oportunidade de apresentar os resultados do Dia do Brincar deixou evidente a importância do resgate das brincadeiras da infância. “Todos adoraram o projeto e pudemos mostrar como o governo do prefeito Marcelo Barbieri está comprometido com ações sociais e de desenvolvimento voltadas às crianças”, destacou o secretário.
Lucy acrescentou que o projeto foi bem recebido; inclusive, foi solicitado a ela a liberação do material apresentado para que os participantes do evento pudessem utilizá-lo para defender a ideia em suas cidades e países. 
“Plantamos uma semente em nome de nossas crianças. O apoio do prefeito Marcelo, do Porsani e de todos os voluntários foi o diferencial para o sucesso do projeto”, disse a coordenadora.
O encontro internacional foi organizado na América pela primeira vez e realizado no Memorial da América Latina. Compareceram participantes de todos os estados brasileiros, além de Colômbia, Coréia, Japão, França, Argentina, Suécia, Portugal, Canadá, África, Espanha, Itália, Dinamarca, Croácia entre outros.

Dia do Brincar 

Instituído pelo prefeito Marcelo Barbieri em 2009, o Dia do Brincar é realizado anualmente no último domingo do mês de maio pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em conjunto com o Núcleo de Brinquedotecas de Araraquara. E conta ainda com a participação de todas as Secretarias municipais e universidades.
O evento tem como objetivo o resgate das brincadeiras tradicionais, como pular corda, amarelinha, jogos de tabuleiro, bolinhas de gude, peteca entre outras.
A primeira edição do evento reuniu 2.500 pessoas. Em 2010, cerca de 10 mil pessoas participaram das brincadeiras. Já em 2011, aproximadamente 11 mil pessoas prestigiaram o Dia Municipal do Brincar, no Parque Infantil.