Premiação do 18º Consetrans acontece nesta quinta-feira (22)

Solenidade está marcada para as 14h30 no Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri, no CEAR

21/09/2022 - 23h18

A Prefeitura de Araraquara realiza nesta quinta-feira (22) a solenidade de premiação da 18ª edição do Concurso sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara (Consetrans), que neste ano apresenta o tema “Segurança é na faixa”. A cerimônia está marcada para as 14h30 no Centro de Convenção Dr. Nelson Barbieri, no CEAR. A exposição dos trabalhos acontece no local desde o dia 16 e vai até domingo (25).

O objetivo do concurso, realizado anualmente, é promover a segurança como valor a ser incorporado por todos aqueles que dele participam, bem como estimular e revelar talentos, incentivando a produção de material educativo e artístico, valorizando o trabalho das escolas, instituições e alunos participantes. O concurso é aberto para alunos e professores integrantes da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio das redes municipal, estadual e particular, além de instituições para pessoas com deficiência, grupos da terceira idade, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Mova (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) e suplência.

O Consetrans engloba oito modalidades: Pintura/Desenho e Colagem, Cartaz, Música, Maquete, Redação, Poesia, História em Quadrinhos e Artes Plásticas. Os participantes são divididos por escolaridade para participação nas modalidades artísticas nas categorias Individual ou Duplas.

Os materiais foram analisados por uma comissão composta por aproximadamente 25 membros, profissionais de diversas áreas, convidados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Ao todo participaram 60 escolas e três grupos da terceira idade. Foram entregues 2.366 trabalhos em nove modalidades, sendo 1.215 pinturas e colagens, 689 cartazes, 83 poesias, 142 redações, 30 músicas, 26 histórias em quadrinhos, 131 maquetes e 50 trabalhos de artes plásticas. A premiação será destinada a 75 alunos, três idosos e 52 professores. Os prêmios serão tablet, fone de ouvido, rádio de som, Alexa e laptop infantil.

A solenidade desta quinta também contará com a participação do grupo "Anjos do Trânsito", que apresenta artistas de teatro, circo e música, com abordagens alegres para divulgar o tema da importância do uso da faixa de pedestre. O grupo também se apresentará nesta sexta (23) na Alameda Paulista, na Vila Xavier, entre as 10h e as 12h30, e no sábado (24), das 9h às 12h, na Praça Santa Cruz. Além do grupo, haverá apresentação da equipe da Ginástica Artística da Melhor Idade de Araraquara.

O 18º Consetrans é uma realização da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, Controladoria do Transporte de Araraquara, Hora Park, a Diretoria Regional de Ensino, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Galeria de Fotos