Censo 2022 entra na reta final e IBGE pede apoio da população

Pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil será concluída em 31 de outubro

28/09/2022 - 21h28

Em campo desde 1º de agosto, o Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a pesquisa estatística mais importante realizada no Brasil. Este é o único trabalho censitário que visita todos os 75 milhões de domicílios dos 5.570 municípios espalhados pelo território nacional. Ao todo, 183 mil recenseadores estão trabalhando na campanha, cuja data de encerramento está agendada para o dia 31 de outubro de 2022.

O IBGE pede apoio da população para a realização do levantamento, visto que além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas. Além disso, as referências disponibilizadas pela pesquisa do IBGE também são utilizadas em trabalhos acadêmicos e para a organização de planos estratégicos em empresas privadas.

O Censo 2022 é um trabalho significativo para o país. Até a penúltima semana de setembro, cerca de 89 milhões de brasileiros (algo próximo de 40% da população) foram recenseados. No entanto, muito mais pode ser feito para a conclusão dessa pesquisa de extrema relevância para a melhoria da sociedade brasileira. Para se ter uma ideia, durante o último Censo, realizado em 2010, 92 milhões de pessoas foram recenseadas apenas no primeiro mês da operação, número equivalente a 48% da população no período.

A partir dos resultados do Censo Demográfico são obtidas as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis à elaboração de projeções e estimativas populacionais, no período intercensitário que, por determinação da Constituição Brasileira, passaram a ser fornecidas anualmente a partir de 1989. O Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por distritos, subdistritos, bairros (divisões administrativas de cada prefeitura), e também por áreas urbanas e rurais (divisões técnicas propostas pelo IBGE).

Todos os Censos trazem inovações e também desafios. O Censo 2022 seria realizado em 2020, mas devido à pandemia foi adiado para 2021, ano em que também não ocorreu por falta de orçamento. Remarcado para 2022, o compromisso adicional agora é realizar todas as etapas adotando-se protocolos de prevenção à Covid. No Censo 2022, são feitos dois tipos de questionários. O questionário ampliado ou da amostra com 77 perguntas, que será aplicado em 11% dos domicílios do país; e o questionário simplificado ou básico com 26 perguntas, que será aplicado em 89% dos domicílios.

O Censo 2022 conta com três formas de abordagem para preenchimento dos questionários: presencial (Computer-Assisted Personal Interviewing - CAPI), por internet (Computer-Assisted Self Interviewing - CASI) e por telefone (Computer-Assisted Telephone Interviewing - CATI). Para realizar a entrevista, os recenseadores devem contatar todos os domicílios da sua área de trabalho, visando entrevistar os moradores (se precisar, podendo voltar em dias e horários alternativos, inclusive à noite ou aos finais de semana). Cada visita do agente de coleta fica registrada no Dispositivo Móvel de Coleta (DMC).

Ao não encontrar os moradores do domicílio, o recenseador pode deixar um bilhete de recados com seu contato. Após realizadas as tentativas de contato pelo recenseador, caso não tenha sucesso, o supervisor deixa uma carta a respeito da obrigatoriedade da prestação de informações estatísticas e das possíveis sanções previstas pela lei do sigilo estatístico. Caso identifique que é um domicílio vago ou de uso ocasional (veraneio), ele registra no DMC.

Já as abordagens alternativas, internet ou telefone, serão feitas de forma mista com a presencial. A entrevista presencial é importante, pois o recenseador pode esclarecer dúvidas do recenseado durante a conversa. Para responder pela internet, o informante deverá aguardar a visita do recenseador, que irá cadastrar seu e-mail e seu celular (para recebimento de SMS) no sistema. Para o e-mail e o celular será enviado um token (eTicket), que será usado para acessar o questionário do Censo. O preenchimento é totalmente on-line e não é necessário baixar nenhum aplicativo ou documento.