Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher acontece nesta sexta (7)

Atividade promovida pelo Hospital Pérola Byington será realizada no Hotel Araucária Flat

04/10/2022 - 21h28

Nesta sexta-feira (7), a cidade de Araraquara receberá o Curso de Diretrizes em Saúde da Mulher, promovido pelo Centro de Estudo e Pesquisa do Hospital Pérola Byington, em parceria com a Prefeitura de Araraquara e o Instituto Avon. O evento acontecerá das 8h às 12h30 no Hotel Araucária Flat, que fica na Av. Rodrigo Fernando Grillo, 141, Jardim dos Manacás.

O curso integra as ações do Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A atividade visa a detecção precoce do câncer ginecológico e mamário em cidades do interior do estado de São Paulo, por meio da replicação de ações bem sucedidas do Hospital Pérola Byington.

Sob a coordenação do Prof. Dr. Luiz Henrique Gebrim, diretor do Centro de Referência da Saúde da Mulher, e da secretária de Saúde Eliana Honain, o curso é voltado para médicos mastologistas e ginecologistas, além de enfermeiros e gestores que queiram se aprofundar a respeito das diretrizes custo-efetivas em ginecologia (protocolo europeu e canadense).

Eliana Honain valorizou o propósito do curso. "É de extrema importância essa parceria com o Hospital Pérola Byington e também a Avon para podermos capacitar os nossos profissionais na área da saúde da mulher, principalmente em relação ao diagnóstico do câncer de mama, inclusive com discussão com vários profissionais de grande conhecimento e repertório em relação a isso. É importante, inclusive, para estarmos mais atentos aos casos e mesmo para evitar que se encaminhe desnecessariamente pacientes para especialistas. Agradecemos muito essa parceria e acreditamos ser de grande valia para a melhoria da qualidade da assistência da saúde da mulher", comentou a secretária de Saúde.

Oferecido gratuitamente, todo o evento é baseado na apresentação de casos clínicos e objetiva capacitar profissionais da área da saúde para triagem resolutiva de lesões suspeitas de malignidade ginecológicas e mamárias, evitando referenciar casos benignos e priorizando os casos suspeitos de malignidade.

Além do curso de diretrizes que será realizado na cidade, o projeto do Hospital Pérola Byington doará para Araraquara um dispositivo para realização da core biópsia da mama com anestesia local e vinte agulhas de biópsias descartáveis.

Programação

Das 7h30 às 8h, será realizado o credenciamento e o coffee break. Das 8h às 9h, será feita a abertura e a apresentação do projeto sobre a importância da adoção dos protocolos custo/efetivos no SUS na detecção do câncer ginecológico e mamário, com o Prof. Dr. Luiz Henrique Gebrim.

Das 9h30 às 10h15, o Dr. Luiz Henrique Gebrim comandará uma palestra sobre a importância da biópsia ambulatorial de mama nos nódulos suspeitos. Das 10h15 às 10h30 haverá um intervalo e em seguida haverá uma apresentação de casos clínicos de colo uterino, ovário e endométrio com o Dr. Roney Cesar Sinirini.

Das 11h15 às 12h, o Dr. Luís Carlos Sakamoto falará sobre a anticoncepção prolongada às mulheres em situação de vulnerabilidade. Das 12h às 12h30 será realizado um debate com os participantes e às 12h30 o evento será concluído com um almoço.

Galeria de Fotos