Araraquara participa do Dia do Lixo Zero com ação na Nascente do Córrego dos Martins

A ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade integra a Semana Lixo Zero promovida em todo país pelo Instituto Lixo Zero Brasil

20/10/2022 - 21h28

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade realiza no sábado (29), das 8h às 11h, a ação “Matemática do Lixo”, na Nascente do Córrego dos Martins e no seu entorno, localizada no bairro Quitandinha II. A ação marca o Dia do Lixo Zero na cidade, que integra a Semana do Lixo Zero, promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil. 

A semana Lixo Zero 2022 tem como tema “Coletivo & Comunidade” e é um evento de mobilização da sociedade, onde são abordadas questões relacionadas ao consumo, e os resíduos provenientes deste. O principal objetivo é empoderar a sociedade para mudar sua relação com os recursos naturais, além de difundir o conceito Lixo Zero, e mobilizar pessoas, negócios e comunidades sobre as boas práticas relacionadas à causa. 

O gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Luiz Iost Teodoro, destaca que a nascente do Córrego dos Martins e seu entorno foi escolhida por ter sido alvo de descarte irregular de resíduos. “Com a ação “Matemática do Lixo” iremos coletar todos os resíduos possíveis, catalogar, quantificar e levar aos Bolsões”. 

Valter destaca que a implementação da Semana Lixo Zero é uma forma de apoiar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para o cumprimento da Agenda 2030 da ONU. "Além de nos ajudar a melhorar ainda mais a nossa classificação no programa Município Verde e Azul”. 

Para o gerente, a participação da população na ação é essencial para a cidade. “É uma oportunidade de as pessoas conhecerem conceitos importantes relacionados aos resíduos sólidos e ainda colaborar na construção de uma cidade mais sustentável”, concluiu Valter.