Campanha de doadores de medula óssea continua em Araraquara

Fotógrafo: João Pires/LBF
25/10/2011 - 02h15

A Campanha de Cadastramento de Doadores de Medula Óssea retorna a Araraquara nessa semana. Até sábado (29), pessoas com idade entre 18 e 55 anos, em bom estado de saúde, podem se cadastrar como doadores em diversos pontos espalhados pela cidade.
A ação é realizada pelo Hospital de Câncer de Barretos, em parceria com a Prefeitura, Hemonúcleo da Unesp, Uniara e Centro Paula Souza.
Os pontos de cadastramento estão localizados nos supermercados Savegnago, Extra, Patrezão (unidades 3 e 4), Ricoy, Supermercados 14 (Centro e Santa Júlia), das 9h às 19h; no Poupatempo, das 8h às 15h; no Parque Infantil, das 7h às 10h e das 16h às 21h; e em horário comercial no Terminal de Integração e Casa da Cultura.
Para se cadastrar e ser doador de medula óssea é preciso ter entre 18 e 55 anos e estar em boas condições de saúde. O voluntário preencherá um cadastro com dados pessoais e terá coletada uma pequena amostra de sangue. Todos esses dados serão encaminhados para o Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome).
A manicure Daniele Neves procurou um dos pontos de cadastramento na tarde dessa segunda. “Sempre quis participar, e hoje estou aqui colaborando com a Campanha”, destaca.
A técnica em enfermagem do Hospital de Câncer de Barretos, Maria Marques Silva, reforça que a expectativa para essa última semana em Araraquara é grande. “Convidamos todos que ainda não participaram para que procurem um ponto de cadastramento”, ressalta.

Números

Na primeira etapa da Campanha, que aconteceu entre os dias 3 e 8 de outubro, 4.644 pessoas se cadastraram como doadores.
Já entre os dias 17 e 21 de outubro, a Campanha se concentrou nas universidades. Foram cadastradas 1.698 pessoas nos postos localizados na Uniara, Unesp e Centro Paula Souza.
Após a Campanha, Araraquara terá um ponto permanente de cadastramento no Hemonúcleo Regional de Araraquara, localizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, na Rua Expedicionários do Brasil, nº 1621, Centro.