Saúde implementa mudanças na vacinação infantil contra a Covid-19

Medidas são necessárias por causa da ampliação de testagem para mais quatro unidades de saúde; confira as mudanças

29/11/2022 - 21h42

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está implementando algumas mudanças na vacinação infantil contra a Covid-19 no município, já a partir desta quarta-feira (30). A medida é necessária por conta da ampliação de testagem para mais quatro unidades de saúde, além das três Unidades Básicas de Saúde (UPAs), que já oferecem o serviço.

No caso dos bebês de 6 meses a 2 anos, o atendimento continua somente para crianças com comorbidades, por agendamento. A diferença é que a vacinação deixa o posto do Melhado e passa a ser feito na unidade do Yolanda Ópice, das 8 às 15 horas.

O procedimento continua o mesmo: os pais ou responsáveis dessas crianças com comorbidades devem realizar agendamento pelo telefone 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou pelo telefone 3303-3108 (das 8h às 16h). Esse público passa então a ser vacinado na CMS Yolanda Ópice “Dr. Francisco Oswaldo Castelucci”. E para receber o imunizante, é obrigatório apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

Já no caso do público infantil de 3 a 11 anos, a aplicação de 1ª e 2ª doses continua sendo feita somente às sextas-feiras, das 8 às 15 horas.

A mudança é que o Jardim América deixa de ser polo de vacinação infantil, sendo substituído pela unidade de saúde do Jardim Paulistano. Além disso, na unidade de Santa Angelina, que já é polo infantil, passa a atender também às quartas-feiras, além das sextas.

Portanto, passam a ser polos de vacinação infantil, de 3 a 11 anos, as seguintes unidades de saúde do município: Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo, às sexta-feiras, e Santa Angelina, às quartas e sextas-feiras. Sempre das 8 às 15 horas, nos cinco polos do município.

Na unidade do Sesa, a vacinação do público infantil é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas, com distribuição de 100 senhas diárias.

E a vacinação do público adulto, juntamente com a faixa de 12 a 17 anos, continua em todas as unidades básicas de saúde do município, de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas, e no Sesa, das 8 às 14 horas, também de segunda a sexta. Na unidade do Sesa, é feita também a aplicação da 5ª dose nas pessoas imunossuprimidas, pessoas com HIV, transplantadas e pessoas em tratamento quimioterápico.

Vale destacar ainda que todas as pessoas com doses em atraso – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses – devem procurar durante a semana as unidades de saúde para completar o esquema vacinal. Essa medida é muito importante para evitar as formas mais graves da doença.

As testagens para Covid-19 no município estão sendo estendidas para as unidades do Iguatemi, Melhado, Selmi Dei I e América, das 14 às 16 h, com distribuição de 80 senhas em cada unidade, além das Upas da Vila Xavier, Valle Verde e Central, com atendimento 24 horas por dia.

As informações completas sobre o calendário vacinal contra a Covid-19, documentos que devem ser apresentados e informações gerais sobre o enfrentamento da doença são atualizados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

 

SERVIÇO

 

Vacinação infantil contra a Covid

 

- Bebês de 6 meses a 2 anos com comorbidades

Sexta-feira, das 8 às 15 horas

Somente com agendamento pelo 0800 7717723 (das 8h às 18h) ou pelo 3303-3144 (das 8h às 16h).

Unidade de Saúde do Yolanda Ópice

Endereço: Rua Domingos Paulo Leal, 267 – Jardim Itália

*Obrigatória apresentação de atestado médico que comprove a condição clínica da criança.

 

- Crianças de 3 a 11 anos (1ª e 2ª doses)

Das 8 às 15 horas

Sextas-feiras: unidades do Paulistano, Yolanda Ópice, Iedda e Adalberto Roxo

Quartas e sextas-feiras: unidade do Santa Angelina

Segunda a sexta-feira: unidade do Sesa (das 8 às 14 horas – com 100 senhas diárias).

*Apresentar documento pessoal e carteira de vacinação da Covid