Choro das Águas: atividades na Praça do Daae começam às 16 horas (dia 04)

Paulo Melocro chega com o concerto didático “Nos tons de Tom”; Nerita Pio apresenta o projeto “Leitura no Parque” e os artesãos e empreendedores da cidade realizam a Feira de Artesanato

29/11/2022 - 22h04

Nerita Pio

Tem música popular brasileira, leitura no parque e feira de artesanato na programação do Choro das Águas deste domingo, 04 de dezembro, com início às 16 horas. A programação gratuita, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart com apoio do Daae Araraquara, acontece semanalmente na Praça do Daae – Fonte Luminosa. 

A programação tem início com a Feira de Artesanato, reunindo artesãos da cidade e região. O trabalho manual, fonte de renda para muitos, é incentivado e é o carro-chefe da feira que revela muitos artistas com seus trabalhos criativos e originais, com ótimas e variadas opções de presentes. 

Às 16h30 é a vez da contadora de histórias e mediadora de leitura, Nerita Pio, apresentar um projeto “Leitura no Parque” –atividade infantil que visa fazer com que a criança tenha contato e prazer de estar com os livros. 

Nerita Pio apresentará diversos livros que estarão dentro e fora da “mala literária” - uma mala toda enfeitada a fim de aguçar a curiosidade das crianças. Por meio deste o acervo, as crianças ouvirão e contarão histórias descobrindo no ato de ler um novo mundo. 

Vale destacar que o contato com os livros, o ato de sentir o cheiro, as texturas e interagir com as histórias auxilia no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e intelectual das crianças - entre outros tantos benefícios. Quando a literatura é vista como um momento de descontração e de diversão, criar o hábito de ler se torna menos desafiador e, certamente, muito mais prazeroso, seja na escola, em casa ou no parque. 

A atividade reunirá diversos tipos de livros, como: livros 3D, livros para bebês, livros interativos, livros sonoros, livros sensoriais – entre outros. O material apresenta: literatura clássica, contos, poemas, poesias, HQ, romances, livros sobre diversidade cultural, social e racial, gibis e livros de escritores araraquarenses.

A programação se encerra com a apresentação de Paulo Melocro, às 18 horas, com “Nos tons de Tom” - um concerto didático fazendo releitura de grandes clássicos da música de Tom Jobim.

“A ousadia fica por conta das tentativas de democratizar o acesso à arte, de se projetar nesta tarefa de renovação, reconstrução e, mais ainda, de apoiar as práticas de apreciação musical.  O foco é aproximar as pessoas de um estilo musical peculiar que envolve várias culturas, levando-o a gostar de ouvi-lo, apreciá-lo e compreendê-lo através da apreciação, prática e reflexão”, pontua o artista.

Ele lembra que Tom Jobim foi um maestro, músico, cantor, pianista e compositor que, acima de tudo gostava de enaltecer nas suas canções seu país e sua cidade natal, Rio de Janeiro.  Paulo Melocro há cerca de 25 anos, atua como Educador Musical, pianista e ministra aulas de piano, musicalização.

A programação do Choro das Águas é gratuita e realizada na Praça do Daae - Fonte Luminosa, localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, na Vila Harmonia, próximo ao Gigantão.

 

SERVIÇO:

Choro das Águas

Local: Praça do Daae – Fonte Luminosa (Rua Napoleão Selmi Dei, 26 - Vila Harmonia - próximo ao Gigantão)

Data: domingo (04 de dezembro)

 

Horários:

- 16h: Feira de Artesanato

- 16h30 às 17h30: Nerita Pio, com “Leitura no Parque” (atividade infantil)

- 18h às 19h30: Paulo Melocro (música/MPB)

 

Grátis